Efeito fotoelétrico em física

Table of Contents

O efeito fotoelétrico ocorre quando há a emissão de elétrons de um material, sendo esse material exposto a uma radiação eletromagnética, ou seja, uma luz com frequência muito alta. As luzes presentes nesse processo recebem o nome de fótons onde esses fótons eles transferem sua energia para os elétrons.

A física clássica dizia que o efeito fotoelétrico era a transferência de energia de uma luz para um elétron, onde a intensidade da luz desse processo faria com que a energia cinética dos elétrons mudasse.

Estabilidade do átomo

Para explicar a estabilidade do átomo, Bohr levou em consideração que um gás emite luz quando uma corrente elétrica passa através dele devido aos elétrons em seus átomos que primeiro absorvem energia da eletricidade e depois liberam aquela energia na forma de luz. Ele imaginou que a radiação emitida era limitada para um certo comprimento de onda, com isso ele deduziu que em um átomo um elétron não está livre para ter qualquer quantidade de energia, ele pode ter somente certas quantidades de energia isto é a energia de um elétron em um átomo é quantizada.

Para Bohr cada Elétron podia ter somente um valor de energia, onde ele dizia que um átomo tem um conjunto de energias quantizadas ou seja níveis de energia disponível para seus elétrons e cada nível de energia tem uma quantidade máxima de elétrons portanto um átomo estava normalmente em seu estado fundamental no qual todos os seus elétrons estava nos níveis de energia mais baixos que eram disponíveis para eles.

No século 19 sabia se que a luz ela exercia um tipo de efeito sobre alguns metais onde ela removia elétrons de uma superfície metálica, esse processo denominou-se como o efeito fotoelétrico. Ou seja, quando um átomo absorve energia de uma fonte externa alguns de seus elétrons ganhavam energia e seriam elevados ao nível de energia maior, ou seja, eles realizavam um salto quântico. Outrossim é que eles diziam que o átomo ele sempre se encontra no estado excitado onde alguns dos níveis de energia mais baixos ficam livres e assim um elétron pode cair de um nível mais alto para um nível de energia mais baixa quando esse processo acontece toda a energia absorvida pelo elétron e liberada em forma de fótons.

http://www.fisica.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=342&evento=2

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *