Formação em formato SAS

1. Aprendizados

Considerando que o SAS ao Vivo começou em final de Março e se estendeu até o penúltimo dia de Maio, totalizando nove semanas, os valores investidos foram altos mas o retorno foi positivo.

Analisando as curtidas dos vídeos em comparação com a quantidade de views, pode-se perceber que eles não estão diretamente relacionados, uma vez que vídeos com altas visualizações não obtiveram números altos de likes. Assim como também vídeos muito curtidos, não tiveram alteração na quantidade de streams. Eu acredito que essa variante se dê, entre outros fatores, com a afinidade com o professor e, certamente, com o tema abordado da aula. Uma vez que temas mais interessantes e que mais conseguimos nos relacionar com se tornam os nossos favoritos.

Percebe-se também que em praticamente todas as matérias, seja do ensino fundamental ou médio, as visualizações caíram com o passar do tempo. Em algumas matérias, teve uma breve oscilação, gerando um crescimento novamente para o fim do período.

A matéria de ciências/biologia teve números altíssimos de views, nas series de 6ª ano (EF) até 3ª série (EM). Isso se repetiu com geografia, mas no ponto negativo. A matéria teve visualizações baixas em todas as séries. Porém, os quatro vídeos mais curtidos, somatizando um total de 8.465 curtidas, foram da matéria cujo objeto de estudo é o espaço geográfico.

O total geral de views em todas as matérias durante o período foi de 5.451.812. Um número enorme em comparação aos acessos do SAS TV durante todo o ano de 2019. Analisando os clicks à plataforma de TV, percebe-se que os números cresceram muito em relação ao ano passado. Talvez pelo fato do conteúdo, desde Março/2020, estar sendo todo online e os estudantes estarem se esforçando e buscando ainda mais maneiras de entender a matéria, uma vez que o contato pessoal faz falta para pessoas com necessidades diferentes.

Com base nos números, pode-se afirmar o que o projeto SAS Ao vivo foi positivo. Ele demonstrou resultados satisfatórios de acessos, visualizações, assim como disponibilidade de matérias e conteúdos para os desenvolvimentos dos alunos das escolas parceiras.

 

2. Formato

Meu foco seria o Pratique Redação. Quando escrevemos, somos levados a nos quietar, refletir, pensar, procurar palavras certas e expressar, da melhor maneira, nosso pensamento.

O fato é que escrever bem é uma habilidade complexa e um diferencial, podendo até favorecer o aluno com nota de redação maior em caso de empate
Uma boa produção de texto é capaz de explanar os posicionamentos dos candidatos como sujeitos ativos na sociedade, suas visões de mundo, suas ideologias, posicionamentos e preconceitos, suas propostas de soluções e sistematização de ideias e não apenas suas capacidades de optar por assertivas dadas como corretas ou não em provas estritamente objetivas.

Eu acredito que seria interessante dividir os assuntos em tópicos de maneira lógica e que gere crescimento gradual e entendimento das etapas, como por exemplo:
o Quais foram os temas cobrados nos anos anteriores?
o Quais situações levam à anulação ou zeramento da redação?
o Quais erros não podem ser cometidos?
o Quais assuntos de atualidades são mais relevantes?
o Aprenda como fazer uma Introdução;
o Como fazer um Desenvolvimento;
o Como fazer uma Conclusão;
o Tipos de argumentos;
o Priorizar as dificuldades;
o Lapidar seus pontos fortes;
o Exemplos de textos nota 1000.

Além de, claro, assuntos específicos relacionados a redação como gêneros textuais, tipos de textos, escolhas de palavras, tempos verbais, regras nominais, contextualização, etc.

Alunos do 9ª ano (EF) e 1ª, 2ª e 3ª série (EM) reservando três horas semanais para a prática de Redação, podem fazer da seguinte forma:
Pesquisa sobre o tema e atualidades Planejamento Escritura Revisão
60 minutos 25 minutos 60 minutos 35 minutos

Quando recebido a sua redação corrigida, o aluno faria a reescrita na semana seguinte. Sua semana dois, também com três horas de dedicação para redação, poderia ser dividida assim:

Treino das dificuldades Treino das facilidades Planejamento da reescrita Reescrita Revisão da reescrita
60 minutos 20 minutos 20 minutos 50 minutos 30 minutos

3. Treinamento on-line

Na verdade, acredito que com o planejamento e cronograma do Pratique Redação, seria uma ótima maneira de aliviar os professores e alunos dentro da sala de aula. Uma vez que os alunos poderiam cumprir em casa, ou outros momentos além do horário/aula para praticarem e desempenharem as obrigações semanais da prática. Além de garantir aos professores tempo hábil para a boa correção, proporcionando dicas de melhoria e desenvolvimento específico de acordo com a necessidade de cada aluno.

4. Produção

Considerando as aulas continuarem online devido a pandemia, não haveria problema em utilizar o SAS ao Vivo. Por se tratar de uma atividade que poderia ser passada de forma online, uma vez que os conteúdos e direcionamentos para a realização da redação podem ser enviados através da plataforma, a utilização do modelo de vídeo-aulas seria útil e até talvez mais didático, claro e objetivo para os alunos. Porém, é preferível que o aluno escreva, e não digite, a sua redação.
Mas havendo a volta as aulas presencialmente, a atividade poderia seguir seu curso normal sem interferências. Podendo ainda ter seus direcionamentos entregues online mas o aluno levaria a sua redação semanalmente para a escola, afim que os professores as corrijam e devolvam com a análise.
Como é uma prática semanal e o projeto é para 12 meses, o aluno escreveria cerca de 40 redações e teria 40 feedbacks (considerando os dias úteis e feriados do ano).

 

5. Engajamento

Alguns alunos são genuinamente proativos e motivados em sala de aula. No entanto, todo mundo é diferente. Reconhecer um acerto ajuda a construir a autoestima e a autoconfiança, o que, por sua vez, ajudam a motivar os alunos para a próxima tarefa. Quando possível, é importante que os professores façam que trabalhos bem-executados de alunos sejam compartilhados com o resto da turma. Mas também é importante fazer isso com alunos diferentes, não sempre os mesmos – como forma de reconhecimento para quem o desenvolveu, mas também proporcionará motivação para quem realmente quer fazer melhor.

Por outro lado, quando for um feedback negativo, tente ser específico e mostrar onde está o erro, sem fazer com que o estudante se sinta humilhado. Para engajar os alunos é necessário saber se comunicar como eles. Ouvir atentamente suas respostas, dúvidas e abrir espaço para o diálogo aberto. Além da comunicação entre o professor e o aluno, é preciso incentivar o debate em sala de aula. O professor precisa criar proximidade com os alunos. Quando a empatia é estabelecida com o educador, o comprometimento aumenta.

Estabelecer objetivos bem definidos e de curto prazo ajuda os estudantes a compreenderem o que se pode esperar da matéria e como se preparar para o crescimento e desenvolvimento, sem perder prazos ou confundir datas.

Média de notas dos alunos

A média de notas de um estudante pode ajudar a entender alguns aspectos dentro da sala de aula. Elas indicam, por exemplo, a evolução ou não evolução de cada aluno em determinada disciplina. Além de perceber o desenvolvimento individual, a média de notas de toda a turma pode ser usada para compreender o nível de aprendizagem dos estudantes em relação a um determinado conteúdo lecionado.

Mas e quando falamos de redação? Fica ainda mais simples se pensarmos em uma grade de correção equivalente à do Enem, por exemplo. Se as correções das redações dos estudantes forem baseadas nas 5 competências do Enem, você conseguirá identificar em quais competências os estudantes se sobressaem e em quais eles possuem mais dificuldade.

Avaliação dos professores

A avaliação de professores realizada por estudantes ajuda a compreender se os docentes estão conseguindo transmitir o conhecimento de forma realmente didática, compreensível e se estão conseguindo o engajamento da turma. Por isso, esse é um indicador de desempenho importante que impacta diretamente no resultado da escola como um todo.

Progressão de desempenho dos estudantes

Como está sendo a progressão do desempenho dos estudantes ao longo do ano? O engajamento das turmas está diminuindo? Ou os alunos estão se comprometendo para melhorar os resultados? De maneira geral, os professores, que estão sempre muito próximos dos estudantes, conseguem fazer uma boa análise sobre a progressão de desempenho dos alunos.

 

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