Inteligência emocional no Brasil

O presente artigo compõe o processo avaliativo da disciplina de supervisão e produção científica, ligado ao estágio curricular realizado na Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS), este, por sua vez, é o órgão responsável pela coordenação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que organiza a Política Pública de Assistência Social em âmbito municipal, objetivando assegurar proteção social a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal.
Visto que os trabalhadores desta instituição eram constantemente expostos a notícias que repercutiam em torno da calamidade social e pessoal que algumas famílias encontravam-se, o estágio tinha como principal objetivo contemplar a saúde mental dos servidores da área administrativa de forma que proporcionasse um ambiente de trabalho mais agradável, reflexivo, motivador, produtivo e que visasse o bem estar dos servidores dessa instituição.

Dentro desde objetivo principal iniciou-se um planejamento que tinha em vista promover uma reflexão, através de rodas de conversa e palestras, acerca dos “sentimentos e emoções: suas influências no desempenho do trabalho” entre os servidores. Ao se aprofundar neste conteúdo fora observado que a inteligência emocional frente às crises seria um assunto pertinente a ser pautado e discutido com os servidores públicos, tornando-se, posteriormente, o tema deste estudo.
Em busca de respostas a esse questionamento foi escolhido para a produção desse presente artigo o formato de pesquisa como uma revisão bibliográfica, que tem como definição:

A pesquisa bibliográfica é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites. Qualquer trabalho científico inicia-se com uma pesquisa bibliográfica, que permite ao pesquisador conhecer o que já se estudou sobre o assunto. Existem, porém pesquisas científicas que se baseiam unicamente na pesquisa bibliográfica, procurando referências teóricas publicadas com o objetivo de recolher informações ou conhecimentos prévios sobre o problema a respeito do qual se procura a resposta (FONSECA, 2002, P.32).

Os referenciais teóricos foram buscados e encontrados em bases de dados acadêmicos e científicos como o Scielo e Pepsic, utilizando palavras chaves como inteligência emocional, crises, regulação emocional e qualidade de vida que preenchiam os critérios de inclusão para a seleção de materiais necessários.

Foi realizada a leitura dos artigos de maneira aprofundada, obedecendo aos critérios de inclusão: Artigos com conteúdos dos anos de 2000 a 2020; artigos disponíveis em sua completude e materiais no idioma em português, tendo como enfoque os temas relacionados à inteligência emocional frente às crises.

Os materiais descartados obedeceram aos critérios de exclusão: artigos internacionais, documentos que são dos anos anteriores a 2000 e conteúdos que estavam incompletos.

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