Moda e beleza externa

O belo

Durante toda a história, sempre houve uma preocupação com a beleza. Platão foi o primeiro a questionar “O que é belo?”. Platão via o belo na noção de perfeição. Para ele a beleza já existe nela mesma, no mundo sensível (no qual vivemos).

Fonte: Wikipédia (2020)

A palavra “belo” vem do latim “bellus” que tem o significado de “lindo ou encantador”, muito utilizado para mulheres e crianças, em homens tinha sentido pejorativo. Para os gregos a beleza era como um presente dados pelos deuses, e ter um corpo belo era como uma “arguição” de uma pessoa muito inteligente. Os gregos gostavam de representar essa beleza em artes, como pinturas e esculturas.
Havia muitos concursos de beleza, a participação de homens nos concursos eram muito comum, a beleza masculina também era muito apreciada, para chamar atenção dos jurados, os homens amarravam fitas nos bíceps e pernas, os concursos aconteciam geramente nas ilhas de Tenedos e Lesbos.

Cabelo

O cabelo de homens e mulheres eram escuros e cheios, os escravos usavam os cabelos curtos, mas as mulheres livres usavam os cabelos ondulados e soltos, e mulheres casadas usavam os os cabelos presos em um coque. Pessoas com cabelos loiros ou ruivos eram muito admiradas, por serem raras. Os gregos acreditavam que os perfumes eram um presente dados pelos deuses, o perfume era usado no cabelo e corpo, o produto era feito com pomadas, oléos, graxas e essências.

Fonte: Pinterest (2020)

No século IV a.C Alexandre, O Grande dava ordens ao seu exército de estar sempre com barbas e cabelos raspados, para que na guerra os inimigos não os puxassem impedindo que tivessem a cabeça decepada. No período Helenístico (que surgem ápos a morte do Alexandre, O Grande), surgiu muitos penteados diferentes como tranças, coques, franjas, e cabelos presos com diademas.

Fonte: Isistrata Paulinia (2020)

Barba

A barba era um símbolo de sabedoria, e era comum cortar a barba de homens que fizessem atos vergonhosos, como uma punição.
Maquiagem
As mulheres gregas não usavam muitas maquiagens, elas usavam o famoso ‘blush’, sombras nos olhos e pós faciais. O blush era feito com misturas de plantas, argilas ou azeite, esse produto era usado como batom também; As sombras, eram de tons preto e azul, feitos de carvão vegetal e azeite; Os pós faciais infelizmente causavam muitas mortes, por conter chumbo.

Fontes: Jornal do Comércio (2020)

 Moda

Cuidados com o corpo
Os gregos eram muitos vaidosos, e eles homenageavam os seus deuses cuidando do corpo, foi assim que surgiram as Olimpíadas, aproximadamente em 2.500 a.C. As Olímpiadas tinham uma grande importância, pois possuía índole esportiva, política e religiosa. Os gregos praticavam os exercícios nus, não era imoral nem algo vergonhoso.
A nudez
Neste período, a única veste era uma túnica, que tem o nome de quítion. As dobras do tecido eram os principais detalhes, o tecido era preso por cordões e broches. Os acessórios eram indispensáveis, por deixar as vestes mais elaboradas.
Vestes Masculinas
Clamide: O Manto
• Feito com lâ grossa;
• Era mais curto que o feminino.

Fonte: Pinterest (2020)
Himation
• Feito com lã;
• Usado como proteção de inimigos;
• Denso.

Fonte: Pinterest (2020)
Krêpis: sandálias
• Feito de couro;
• Usado por mulheres também.

Fontes: Pinterest (2020)
Vestes Femininas
Peplos
• Presa por duas fíbulas;
• Dois retângulos de tecidos;
• Decorado por barras.

Fonte: Pinterest (2020)
Exomis
• Preso em apenas um ombro;

Fonte: Pinterest (2020)
Strophium
• Faixa para sustentar os seios.

Fonte: Pinterest (2020)

Lazer

• Não era comum, mas haviam lutas propositais entre animais, como gato e cachorro. Não era comum, pois gatos eram raros.
• Eles faziam rinha de galos, que é uma atividade frequente até os tempos de hoje (mesmo atualmente sendo considerado um ato ilegal), algumas pinturas e vasos mostram cenas como essas.
• Era comum ir ao ginásio, assistir teatros de marionetes e ginástica.
• Eles brincavam com dados, e ímpar e par.
• Em locais rurais, caças e atividades eram ligadas ao esporte.

Fonte: Los animales en la epigrafía griega (2020)

Educação

Os escravos não recebiam educação, a mesma era voltada para homens da nobreza.
Esparta e Atenas
Espartas: A educação era para que os homens se tornacem soldados de potência, para se defender contra membros de uma falange espartana.
Anteniense: A educação era focada no intelectual e físico, tinha preparos como militar, tendo resistência e preparação para a guerra.
Hoje em dia a educação é obrigatória para todas as crianças de 6 aos 15 anos, ter ensino secúndario não é obrigatório, e nem o inferior.

Costumes

Dança
A Grécia é um país que as danças são praticadas até hoje, a dança é uma expressão importante em festas religiosas e vitórias bélicas, é tradição passada de geração em geração.
Comemorações
Os gregos tem um costume um pouco específico, como quebrar pratos no chão, é tradicional em casamentos e aniversários.
Superstições
Na Grécia eles acreditam no dia do azar, que é na terça-feira 13.
Acredita-se que cuspir afaste o mal, isso é feito como benção em casamentos e batizados.

Esportes

Alguns dos esportes antigos praticados na Grécia:
• Dromo, é uma corrida de 190 metros
• Diaulos, é quase duas vezes a quilometragem do dromo, 384 metros.
• Pancrácio, uma luta que quase tudo é permitido, só não é permitido machucar os olhos, atacar as partes genitais ou morder o oponente.
• Diskos, laçamento de discos.

Fonte: Wikipédia (2020)
Não era permitido mulheres e nem escravos jogarem, algumas mulheres colocavam vestes masculinas para poder ver seus filhos jogando.
Os vencedores ganhavam uma coroa de louro.

Fonte: Wikipédia (2020)
Olímpiadas na Grécia Antiga
Em homenagem aos deus gregos, e inspirado na lenda de Hércules, as Olímpiadas ocorriam desde 776 a.C. Os jogos Olímpicos ocorriam de 4 em 4 anos, no mês de julho.
O Imperador Teodósio encerrou os jogos, para por o cristianismo como religião estatal. Depois de um tempo os jogos voltariam a ser praticados, depois de doze séculos os jogos voltaram a ser praticados com todos os continentes.

Fonte: Idéias e opiniões (2020)
Tocha Olímpica
Para os gregos o fogo era sagrado, diante dos templos, sempre havia uma chama acesa. Essa cultura foi recuperada nas Olimpíadas de 1928.
Olímpiadas atualmente
Hoje em dia é um evento que envolve todos os continentes, os vencedores ganham medalhas como ouro, prata e bronze. Mulheres começaram a participar dos jogos Olímpicos em 1900.

 Alimentação

As comidas eram feitas pelos escravos, com o tempo começou a surgir cozinheiros e padeiros que se tornaram muito bem remunerados e respeitados. Os pães eram feitos com farinha de trigo ou cevada, azeite, queijo, ervas e especiarias. Um dos alimentos mais comidos era cevada ou trigo cozido, que com água, azeite e mel, formavam um mingau.
As principais fontes de alimentos eram: peixes, ovelhas, porcos, queijos, leite de cabra, cevadas, azeitonas, legumes, uva e trigo.
Hoje em dia a Grécia continua com o hábito típico de comer peixes, queijos, pães e azeitonas.
Na culinária grega o azeite é usado em quase todos os pratos, é um toque grego muito característico.

http://studiow.com.br/blog/historiadabelezagrecia/

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *