Nova República no Brasil

O período da história política do Brasil é chamado de Nova República, e começou em 1985, quando Tancredo Neves foi indiretamente eleito presidente do Colégio Eleitoral. Até pouco tempo antes, ele apoiou o presidente Arena da ditadura e o herdeiro PDS da lenda.

No entanto, diante das divergências quanto aos procedimentos de sucessão, Sarney e outros ativistas do partido que se opunham à nomeação de candidato presidencial por Paulo Maluf deixaram o Partido Democrata Popular e criaram a futura Frente de Libertação Popular e a atual DEM. A “nova” república nasceu sob o signo de um homem velho, colaborador de um antigo regime militar, e sua carreira foi estabelecida à sombra da ditadura. Na esfera econômica, a crise causou agitação social real, com várias mobilizações em todo o país. Para suprimi-los, Sarney usou uma estrutura autocrática, isto é, disposições legais que não haviam sido abolidas quando o regime militar terminou. Do ponto de vista político, seu governo mantém relações com os parlamentares, negocia posições, liberam fundos e premia estações de rádio e televisão em troca de apoio. No campo econômico, seu governo é caracterizado por inflação descontrolada, sérios problemas com contas públicas, suspensão da implementação do FMI e planos para tentar resolver desequilíbrios econômicos.

Os parlamentares eleitos em 1986 foram responsáveis pela redação da nova Constituição, que foi adotada dois anos depois. No processo democrático, uma sociedade organizada pode fazer recomendações (120 itens no total). Definir os crimes de tortura e ação armada como aqueles que não podem ser gerenciados e aceitos por graça ou anistia;Depois que Collor deixou o cargo, o vice-presidente Itamar Franco assumiu o cargo de presidente, que formou um governo de coalizão de vida curta para superar a crise política deixada pelo ex-presidente. Itamar atraiu com sucesso quase todas as forças políticas da época para se juntar ao governo e fez uma transição pacífica para seu sucessor, Fernando Henrique Cardoso.

O governo FHC continua a implementar a política de liberalização iniciada por Collor para privatizar grandes empresas listadas.Em 1997, a controversa emenda de reeleição também foi aprovada, o que permitiu que o FHC fosse reeleito quando derrotou Luiz Inácio Lula da Silva (essa foi a terceira vez consecutiva que Lula concorreu a um cargo público e perdeu).Do ponto de vista econômico, o Brasil se beneficia de uma boa oportunidade internacional, que lhe permite se tornar um país importante, participar e liderar ativamente em fóruns no exterior.Durante o primeiro mandato, Lula enfrentou uma grave crise política, o chamado subsídio mensal, acusando a corrupção de afetar seu partido, o PT e alguns de seus principais assessores.Apesar da crise, ele foi reeleito e recebeu alto reconhecimento pessoal e governamental até o final de seu mandato.Sua vitória ocorreu no 25º aniversário da fundação da Nova República e comprovou a consolidação do regime democrático brasileiro.

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *