O desenvolvimento de atividades práticas na escola

Traçando-se o perfil dos alunos matriculados na disciplina de geoprocessamento, a idade média é de 23 anos e a maioria é do sexo masculino. Em seguida damos destaque a monitoria que foi oferecida aos alunos matriculados na disciplina de geoprocessamento do curso de agronomia da UFCA no período 2019.2.

O monitor quando bem articulado atua como ligação entre os discentes e o docente captando anseios e opiniões silenciados pelos estudantes por timidez ou medo, estas informações normalmente são de grande importância, pois auxiliam no planejamento das atividades e na escolha de metodologias (SOUSA, 2018). Outra ação do monitor é o apoio e incentivo aos estudantes para que dediquem no estudo, e o reforço periódico sobre a importância do geoprocessamento para sua formação acadêmica.

As aulas de campo e as práticas em laboratório possibilitam aos alunos a ter uma maior intimidade com o geoprocessamento, fazendo despertar o interesse de alunos em estudar mais sobre esse assunto fantástico e até de realizar trabalhos de pesquisa. Estas aulas também fornecem meios para o aluno ter um maior interesse pela teoria, uma vez que fundamentam e embasam as atividades práticas. Por isso, há pesquisas como as de Carvalho e Cruz (2001), Sausen e Ruddorff et al. (2001) e Soares et al. (2001) que acreditam que se deva dinamizar as aulas, com uma infinita gama de metodologias, assim o aluno terá um aprendizado cada vez melhor.

Para realização das atividades as turmas são divididas em grupos, despertando assim a motivação dos alunos para trabalharem em grupo e o desenvolvimento desta capacidade que é muito exigida pelo atual mercado de trabalho. As atividades são planejadas para levarem o aluno à reflexão e busca das respostas em diversas fontes, despertando a curiosidade do educando.

Como observa-se na tabela 01, no período 2019.2 não ocorreu nenhum trancamento de disciplina, apenas 03 reprovações, 12 alunos foram para a final sendo todos aprovados nesta avaliação. Ver-se o resultado da articulação entre professor e monitor no número de aprovados (93,75%), sendo que todos os alunos que não trancaram ou abandonaram a disciplina foram aprovados.

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