O direito não se iguala a justiça

[15:00, 13/07/2020] milene: É a procura da iustitia.O direito não se iguala a justiça, pois ela é a maior das virtudes.Portanto o direito almeja a contemplação da justiça.O justo por natureza não está incluso absolutamente no direito.

[15:00, 13/07/2020] milene: Apenas o direito natural é conceituado.Sendo que o direito natural é originado do divino.A filosofia do direito cristã medieval preocupa-se com demais questões além da justiça da lei humana.Se dá em um exorbitante conservadorismo, que legitimará as injustiças mundanas. Em contraste a um incompreensível querer divino.

[15:01, 13/07/2020] milene: Subdivide-se em direito natural e positivo.O direito natural é o agrupamento de normas que determinam a razão daquilo que é justo.Antecede e sucede a todas as diferentes teorias do direito.O direito positivo é o ajuntamento de leis criadas pelo Estado.
Acredita que as alterações da vida em sociedade e dos Estados possuindo influencia nas leis desenvolvidas pelos indivíduos, baseadas no direito natural.

[15:01, 13/07/2020] milene: A justiça é o direito que se baseia nas leis divinas, sendo ela uma virtude, abrangendo as leis naturais, humanas e eternas.
Ademais inclui outras virtudes, determinando medidas para conduta interior.A justiça vindo do exterior adequa-se ao direito.

[15:01, 13/07/2020] milene: Não tem como fundamento a ação pelo costume, mas sim na intimidade com o divino.O justo é uma benção.O meio para se possa alcançar a justiça advém da fé, não de ações, mas do interior daquele que crê.

[15:01, 13/07/2020] milene: Baseia-se em uma ação (agir) e não em um simples entendimento.Aquele que é justo inclina sua alma para a justiça e se espelha no direito produzido.A justiça não pode ser contemplativa, mas real, fruto do desejo.Não é o agrupamento de certezas, mas o justo em um altruísmo distinto em cada caso particular.

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *