Problemas enfrentados pelas empresas

 Introdução

O fundador da empresa Materialise , Wilfried Vancraen , que conta sua trajetória pela Materialise com sede em Leuven (Bélgica) no ano de 2013. Em 1990 a tecnologia estava na fase de implantação quando a primeira impressora 3D foi adquirida. Sua maior dificuldade era porque eles não possuíam software sofisticado de modelagem de sólidos em 3D para projetos interligados em computadores com os programas de AutoCad (CAD). Fez necessário melhorar as modelagens de 3D de baixa qualidade para impressão em 3D, Em paralelo a esse processo foi iniciado o estudo de imaginologia junto com a fabricação aditiva e CAD digitais, tornando a 3 atividade mais desenvolvida pela empresa.
A primeira impressora 3D Fabricada levou o nome de Materilaise e levou cerca de 20 anos para sair do papel e pouco tempo depois virou

líder de mercado de impressão 3d via software. A combinação desses fatores a Materilaise em destaque pelas inovações principalmente no setor da tecnologia médica pelos variados tipos de próteses para implantes ortopédicas e para buco-maxilo com protótipos de rápido acesso e fabricação, essas impressões (3D) na pratica eram um subconjunto, de fabricação aditiva e se referia a uma tecnologia específica dentro das muitas disponíveis para operacionalizar esse tipo de manufatura apesar de todos os esforços de padronização só veio ganhar força em 2012 que a revista Britânica The Economist iniciou uma campanha publicitaria “O mundo impresso em 3D – impressão tridimensional a partir de desenhos digitais – irá transformar os meios de produção”. A produção de camada sobre camada veio para proporcionar produção de peças que jamais poderiam ser criadas manualmente e com uma precisão incrível, outro fator é o custo e o desperdício de material no seu processo de desenvolvimento, em oposição às metodologias de fabricação subtrativas, tais como a maquinagem tradicional.

 Desenvolvimento

Vancrean após a conquista do diploma de biomedicina e um MBA deu origem a Materialise pois o mesmo optou pelas as áreas de pesquisas e negócios iniciando sua vida profissional trabalhando para um Instituto de pesquisa na Katholiekke Universiteit Leuven(KUL), investindo em manufatura integranda por computadores, ao invés de cargos de alto potencial.

Em 1989 ficou a frente a uma das primeiras máquinas de impressão 3D da Europa, existente em um laboratório de pesquisa alemão.
Por não ter recursos próprios para custear a construção da máquina optou por buscar apoio do diretor do instituto de pesquisa e tentando convencê-lo a investir naquela tecnologia, mais o diretor sem recursos o encorajou a buscar os recursos
diretamente com os clientes industriais e assim ele fez.

Vancrean entrou em contato com Clientes do instituto de pesquisa percebeu que havia mais interesse nos benefícios que o ( protótipos ) poderiam trazer do que a pesquisa propriamente dita.Vancraen perante esta situação colocou em ação suas habilidades e buscou recursos para a pesquisa, sem muito êxito com recursos de sua família e poucos empresários conseguiu fazer a pesquisa que por algum tempo se deu no porão do centro de pesquisas KUL, e depois de algum tempo a Materialise surgiu e foi instalado no centro de pesquisa onde 49% do seu projeto.

De maneira rentável, em 2013 com 2 contratos exclusivos com a Alcatel e Agfa-Gevaert, garantiu uma atividade base para a empresa, com a sua expansão para o setor médico, desenvolveu as melhorias necessárias concentrando nas três importantes áreas: CAD digital, Fabricação aditiva e imagiologia médica, até definir em qual vertente trabalharia, era oportunista apesar das atividades de protótipo percebia que as ferramentas de software que desenvolviam estavam ficando popular perante os seu concorrentes. Em 1993 a empresa resolveu melhorar seu software comercializá-lo, onde deu origem a linha de produtos Magics.3., mais sua intenção era atingir a linha médica em 1993, desenvolveu implantes dentários e guia cirúrgicos, os cirurgião ortopedistas relutaram muito em usar as guias já a indústria ortodôntica aceitou mais rapidamente o uso dos guias e implantes se tornando uma linha bem sucedida.

Em meados do ano de 2000 a Materialise tinha duas divisões uma na área médica e outra na área de automóveis, como estava saindo do foco, Rapidamente se adaptaram para evitar a desordem multidisciplinar e retomaram os negócios nas competências essenciais que operavam na matriz.

Em 2013, a Materialise operava por meio de oito diferentes unidades, cada uma com sua própria tecnologia e foco de mercado;
• Additive Manufacturing Solutions (AMS) : Fornecia peças impressas para protótipos ou fabricação. Focava-se apenas no mercado europeu, uma vez que o mercado americano de impressão 3D se mostrou muito competitivo.
• Software para manufatura aditiva (SAM): Essas empresas tinham necessidades críticas de software, e a Materialise foi rápida em ver que poderia se ajudar mediante a manutenção das atividades de seus concorrentes.

• Rapid Fit (RF): Ela combinava o projeto e a fabricação aditiva para criar aplicações para os departamentos de metrologia dos fabricantes de automóveis, ou seja, resultando em sistemas de modeladores, gabaritos e instalações mais personalizados, bem como soluções de controle de qualidade, explorando os benefícios da manufatura aditiva na medição de componentes automotivos.
• Engenharia Biomédica (EB): Vendia e fornecia software e serviços para engenheiros biomédicos em institutos acadêmicos e de pesquisa, bem como nos departamentos de R&D de grandes empresas médicas. Trabalhava em estreita colaboração com os clientes, a fim de levar seus inovadores projetos de implantes às próximas etapas, além de estar envolvida em empreendimentos semelhantes em projetos iniciais.

• Ortopedia (O): Trouxe uma proposta inovadora para a cirurgia ortopédica. Permitindo que os cirurgiões não só planejassem melhor com antecedência, mas também garantia, consideravelmente, uma melhor precisão durante a cirurgia.

• Crânio-maxilo-facial (CMF): As atividades desta UN eram um pouco semelhantes aos da UN de Ortopedia, porém os clientes eram cirurgiões crânio-maxilo-faciais.
• MGX: Atuando no mercado da moda: Esta UN produzia e vendia itens impressos em 3D a partir de coleções de designers de artistas de renome como Patrick Jouin, Luc Merx, Iris Van Herpen e outros.
• Materialise: dando forma à sua criatividade: UN da Materialise era, ao mesmo tempo, uma plataforma e uma loja online onde as pessoas podiam imprimir os seus próprios projetos, e protótipos 3D.

Conclusão

O texto mostra as dificuldades que as empresas enfrentam neste caso a Vancrean enfrentou para colocar em pratica o que tinha sido idealizado, o que ajudou muito foi a sua visão empreendedora. Nos mostrando que a cautela e ousadia foram determinantes para as tomadas de decisões se mantendo coerente em meios a todas dificuldades enfrentadas em todas as etapas da implantação e as que foram surgindo, independente qual segmento siga persistir e se colocar a frente das dificuldades, acreditando no projeto.

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