Rede neural intestinal

O sistema nervoso é constituído pelos sistemas nervoso e parassimpático e também pelo sistema nervoso entérico. Começa no esôfago, recobre toda a área do sistema digestivo e termina no ânus.

Seus tipos de neurônios são os eferentes, aferentes e interneuronios: os neurônios aferentes conduzem informações da periferia para o sistema nervoso central, e os neurônios eferentes o fazem de maneira contraria conduzindo informações do sistema nervoso central para a periferia, e os interneuronios se encontram no sistema nervoso central e conectam um neurônio a outro.

Dois plexos formam o sistema nervoso entérico, o plexo mientérico e o plexo submucoso: o plexo submucoso trabalha no controle do funcionamento das células epiteliais e secreções, como também realiza regulação do fluxo sanguíneo gastrointestinal e faz verificação no lúmen em relação ao seu ambiente e o plexo mienterico que controla a motilidade do trato digestivo.

Reflexos duodenais gástricos

Os reflexos duodenos gástricos ocorrem devido à distensão do estomago e do duodeno assim ajudando para que ocorram os movimentos em massa depois do alimento. Quando se extirpam os nervos autônomos extrínsecos do colón, desaparece por completo ou quase por completo, logo é quase certeza que esses reflexos se originam no sistema nervoso autônomo.

O reflexo de defecação é uma resposta involuntária dos intestinos inferiores a vários estímulos, promovendo ou inibindo o movimento do intestino, esses reflexos estão sobre o controle do sistema autônomo e desempenham um papel importante no processo de defecação, juntamente com o sistema somático, responsável pelo controle voluntário da defecação.

Os principais reflexos da defecação são reflexo de defecação mioentérica intrínseca e reflexo de defecação parassimpática: o reflexo de defecação mioentérica intrínseca quando ocorre a entrada das fezes no reto causa a distensão da parede retal que então envia sinais para o colón descendente e sigmoide para que o peristaltismo seja aumentado isto por meio do plexo mienterico o qual é a rede neural interna do intestino.

https://br.psicologia-online.com/sistema-nervoso-enterico-e-sua-fisiologia-153.html

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *