Todos os estágios de modernização do estádio Palestra Italia

Em Maio de 2007, a Sociedade Esportiva Palmeira já buscava parcerias para viabilizar a modernização de seu antigo e obsoleto estádio de futebol chamado Palestra Itália, conhecido popularmente como Parque Antarctica, naquele momento com 100 anos de idade.A diretoria de planejamento da Sociedade Esportiva Palmeiras contratou um banco de investimentos, especializado em desenvolver planos de negócios no setor imobiliário e buscar parceiros investidores para o projeto; Em Outubro de 2007 o projeto foi apresentado para a empresa WTorre, que gostaram do que foi proposto e avançaram com estudos preliminares e financeiros do projeto;O memorando de entendimento entre as partes foi assinado em 13/12/2007, consolidando o modelo de negócio, modelo financeiro e o projeto da então denominada naquele momento Arena Palmeiras;

Em 30/10/2007 o Brasil foi escolhido pela FIFA para sediar a Copa do Mundo de 2014 motivando a Sociedade Esportiva Palmeiras a agilizar o processo de modernização do seu estádio para possibilitar sediar jogos para esse evento; A WTorre entre 12/2007 à 06/2008 detalhou todo projeto e o modelo de negócio (jurídico e financeiro) para apresentação aos conselheiros da Sociedade Esportiva Palmeiras, pois era necessário uma alteração do estatuto e posteriormente a votação dos sócios do clube para que o negócio fosse viabilizado;

Em 27/06/2008 o conselho de orientação e fiscalização do clube validou a minuta de contrato de investimento e em 30/08/2008 o conselho deliberativo do clube aprovou o plano de negócios e assinou o contrato de investimento junto a WTorre. Porém ainda era necessário a aprovação e ratificação do negócio junto aos sócios, que ocorreu em votação dia 30/08/2008;Após o contrato assinado entre as partes, os processos burocráticos que envolviam o negócio não correram conforme planejado, como a escrituração do direito de uso de superfície e aprovações junto a órgãos municipais e estaduais postergaram o inicio das obras para 10/07/2010.

Em 19/11/2014 a arena Palmeiras foi inaugurada transformando o mercado de entretenimento no Brasil ao criar um espaço único no país, em que a maior paixão
nacional, o futebol, convive de forma harmônica com os shows das maiores bandas do mundo. Com propósito de mudar a vida das pessoas para melhor, por meio do esporte e da cultura, a arena se tornou um ícone da cidade de São Paulo e já atraiu cerca de 4 milhões de visitantes nesses três primeiros anos de operação. Até o momento, foram realizados no local mais de 300 eventos, movimentando apenas em 2017, direta e indiretamente, aproximadamente R$ 1 bilhão para a economia do município.(citação)

INTERESSES

Transformar seu antigo e obsoleto, porém muito tradicional estádio Palestra Italia, conhecido popularmente como Parque Antarctica era fundamental para a sociedade Esportiva Palmeiras se consolidar com um dos maiores clubes de futebol brasileiro. Esse já era o principal interesse do clube, mesmo antes da escolha do Brasil para sediar a copa do mundo de futebol em 2014. Porém esse fato contribuiu para que o clube acelerasse esse desejo com a possibilidade de sediar os jogos na cidade de São Paulo.O interesse nesse projeto fez com que a Sociedade Esportiva Palmeiras buscasse parcerias através de um modelo de negócio que pudesse explorar os privilégios que o local existente proporcionava, sem a necessidade de aportes financeiros do clube.

A modernização do estádio aumentaria a capacidade de público para 43.000 torcedores (anteriormente com capacidade 27.650 torcedores) que consequentemente elevaria as rendas de bilheterias, criaria uma identificação mais forte do torcedor com seu estádio (sua casa) e possibilitaria a consolidação e o aumento do seu programa de sócio torcedor AVANTI, possibilitando a frequência de torcedores de diversas e diferentes classes sociais, além de poder alugar o novo espaço para shows e eventos, o que contribuiria com a elevação de receita para o clube.

Muito importante também salientar é que o antigo estádio Palestra Italia abrigava diversas áreas administrativas e de esportes da sede social, e qualquer intervenção no estádio seria necessário fazer novas obras para abrigar toda a estrutura existente, ou seja, o clube social ganharia novas instalações sem custos para que a intervenção e modernização do estádio ocorresse.A WTorre Engenharia e Construção S.A, em busca da diversificação de seus negócios e consolidação de sua marca como uma construtora inovadora e moderna identificou uma grande oportunidade no negócio.

O principal interesse da construtora na modernização e a transformação do antigo estádio em uma arena multiuso extremamente moderna e tecnológica era revolucionar o segmento da indústria do entretenimento no país e explorar o potencial de sua localização estratégica e de fácil acesso, e conseguir elevadas receitas através da locação da arena para shows de renomados artistas além de diversos eventos, concessão dos serviços de estacionamento, concessão dos serviços de alimentação, comercialização de patrocínios, comercialização de camarotes e cadeiras cativas e a concessão do nome da nova arena multiuso (Naming Rights).

Batna

A Sociedade Esportiva Palmeiras possuía outros modelos de negócios caso o acordo com a WTorre Engenharia e Construção S.A não acontecesse. Eram modelos de negócios viabilizados através de programas de incentivo e aceleração do crescimento do país (PAC) financiado através do BNDES, em sociedade com outros grupos de investimentos interessados na modernização do estádio Palestra Itália, mas que necessitava de aportes financeiros e consequentemente seus riscos atrelados ao financiamento necessário.O clube priorizou a negociação com a WTorre Engenharia e Construção S.A pelo modelo de negócios ofertado, pois garantia ao clube inúmeras vantagens em relação as demais interessados, pois a construtora aportaria os recursos financeiro necessário para a modernização do Palestra Itália, sem a necessidade do clube adquirir dívidas além do custo “zero” em relação ao investimento necessário.

O clube social ganharia novas instalações devido a necessidade de intervenções nas instalações existentes para a modernização do estádio (orçadas em aproximadamente 75 milhões), ficaria com toda a arrecadação de bilheteria decorrente de jogos do clube, participação em todas as receitas da arena, como patrocínios, venda de alimentos e bebidas, estacionamento, aluguel para shows, aluguel de cadeiras e camarotes, entre outras.A participação do clube se daria em percentuais crescentes (5% a 30% e 20% a 45%, dependendo do tipo de atividade) sobre a receita líquida, não sobre o resultado. Na prática, todo o risco do empreendimento era da WTorre. O clube não corria risco sobre a operação;

OPÇÕES

Inicialmente foi proposto para a Sociedade Esportiva Palmeiras a demolição total do estádio existente e sua reconstrução, porém as leis vigentes de Zoneamento trariam muitas dificuldades em relação aos tramites burocráticos junto ao município. O clube já possuia junto ao município um projeto aprovado de reforma e ampliação e foi baseado nesse documento que a WTorre conseguiu viabilizar a modernização do Palestra Italia.

Também foram apresentados alguns modelos e projetos do estádio, com alternativas em relação a sua capacidade, dimensão do campo., tipo de iluminação, segurança, conforto, vestiários e acessos, espaços para mídia arquitetura e de capacidade para público, além das opções.Algumas opções de modelo contratual também foram propostas, principalmente as financeiras e jurídicas, onde foram discutidas a forma de remuneração e desembolso dos valores necessários para a execução da obra, prazos de retorno do investimento e regras entre as partes para uso da arena.

CONTEXTO

A modernização do estádio do Palmeiras ocorreu numa fase em que o Brasil seria a sede da copa do mundo de 2014, porém o interesse inicial da Sociedade Esportiva Palmeiras era apenas modernizar seu estádio, independente do cenário de euforia em que o pais vivia naquele momento.As arenas Multiuso são espaços que proporcionam, além da realização de eventos esportivos, a utilização para outros diversos fins, como espetáculos culturais, exposições comerciais e eventos corporativos, sendo possível a geração de receitas fora do ambiente futebol.

A parceria entre Palmeiras e WTorre focou em proporcionar aos torcedores do clube um espaço moderno para um diversificado público de diferentes classes sociais, bem como para a sociedade um espaço cativante para frequentar e assistir programas culturais de maneira confortável e segura, gerando outras receitas financeiras para o clube além dos eventos esportivos.Essa junção associada com a excelente localização, que fica próxima a estações de metrô e ao centro da cidade tornou a Allianz Arena o espaço mais desejado no segmento de entretenimento com capacidade de 43.000 torcedores em dias de eventos esportivos e até 55.000 expectadores para shows e eventos.

A reforma e modernização do estádio do Palmeiras era um antigo desejos do clube, desde a década 1990, e aconteceu 2010. O antigo Palestra Italia foi parcialmente demolido e completamente reconfigurado para a construção do Allianz Parque. Apenas parte da arquibancada da antiga estrutura foi mantida na nova casa.As obras da arena foram concluídas em 2014. Em 19 de novembro, o Verdão fez a estreou em seu novo estádio pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, acompanhada por quase 36 mil torcedores.

CONCESSÕES

Para a viabilização do modelo de negócio final, houve diversas discussões técnicas para que o projeto de parceria pudesse acontecer.Eram duas entidades privadas, que facilitavam as negociações e entendimentos, sendo a primeira um clube social com uma política de disputa enraizada e inserida em todo o contexto. Do outro lado uma construtora sempre buscando a melhor maneira de obter lucro.Para viabilizar o negócio, ambas as partes tiveram que fazer concessões para que os investimentos valessem a pena para ambos os lados, e seguiram da seguinte forma.

CONFORMIDADE LEGAL

A Conformidade legal nesse negócio era fundamental e de extrema importância, pois para que a modernização do antigo estádio Palestra Itália ocorresse era necessário encontrar juridicamente uma forma para que o modelo de negócio acordado fosse viável. Outra questão importante foi o estudo e análise do estatuto do clube, onde foi identificado a necessidade de sua alteração e consequentemente a aprovação do conselho deliberativo do clube e seus sócios.

A alteração do estatuto era de suma importância pois ele que possibilitava juridicamente a cessão de sua propriedade em superfície, em que a Sociedade Esportiva Palmeiras assumiria a posição de superficiária obrigando a WTorre Engenharia e Construção S.A a transformar no prazo acordado o antigo estádio Palestra Italia em uma arena esportiva multisuso, no prazo indicado e após esse período devolver a superfícies (estádio) na data de conclusão do contrato e escritura assinada.O clube concedeu a WTorre o usufruto da superfície onde a nova arena foi construída sem a sua interferência de gestão em troca da construção e concessão da modernização do seu estádio por um tempo determinado.

O negócio jurídico foi vantajoso para ambas as partes, principalmente para o torcedor consumidor. O Clube após 30 anos de concessão da nova arena multiuso retomará deu patrimônio atualizado fisicamente e a WTorre Engenharia e Construção S.A poderá obter lucros dos eventos realizados e de outras fontes durante o período de contrato, o que pagará o valor investido na modernização e obterá lucros sobre sua operação.Além de tudo, ainda teríamos o ganho do torcedor consumidor, que poderá frequentar uma arena de última geração, e do Poder Público, que poderá arrecadar mais impostos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Muito criticado por diversos órgãos de imprensa, pelos torcedores rivais e até por alguns membros do próprio Clube, o modelo de negócios entre Sociedade Esportiva Palmeiras e WTorre para a modernização do antigo estádio Palestra Itália se mostrou extremamente bem sucedido.

Atualmente chamado de Allianz Parque, a nova arena elevou a capacidade de receber seus torcedores em 60%, anteriormente com 27.000 e atualmente com 43.000 lugares, e se tornou uma da mais moderna arena multiuso do mundo. O Clube manteve integralmente a receite de bilheteria de jogos, ganhou novas receitas através da comercialização de patrocínios, serviços diversos (Alimentação, estacionamento e etc..) e não necessitou realizar nenhum aporte financeiro para o negócio ser realizado, que ficou a cargo de sua empresa parceira a WTorre.

Em contrapartida, a WTorre tem controle da agenda para a realização de outros eventos (além dos jogos de futebol do Palmeiras), para que o investimento feito para erguer o novo estádio e os 22 mil metros quadrados em novas instalações para o clube social, seja recuperado.Não há nenhum exagero em afirmar que o Allianz Parque é um marco positivo e definitivo na história do Clube e que já mudou de forma extremamente positiva a história da Sociedade Esportiva Palmeiras. Desde a inauguração do novo estádio, o Palmeiras bate recordes de público, recordes com receita de bilheteria, conquistou dois títulos de expressão nacional e apresenta números exuberantes.

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