Ângulo de convergência e divergência

Para poder manter o veículo sempre em ordem, com segurança para rodar e sem desgastes irregulares das peças do automóvel, é necessário a cada 5.000 quilômetros aproximadamente conferir o alinhamento.

O alinhamento é de suma importância ao automóvel, ele é responsável pela centralização do volante ao veículo, fazendo com que a banda de rodagem do mesmo tenha maior toque ao solo, fazendo assim evitar o desgaste incorreto dos pneus, amortecedores e molas e ao mesmo tempo proporcionando uma melhor dirigibilidade trazendo conforto e segurança aos passageiros.
O alinhamento ou também conhecido como geometria de suspensão é regulagem das medidas entre eixos e ângulos, que são pré-definidos pelas fabricantes automobilísticas. Ajustes estes que podem variar entre a convergência ou convergência positiva, a qual mantem a regulagem do eixo dianteiro mais “fechado” que o eixo traseiro, divergência ou convergência negativa, a qual mantem a regulagem do eixo dianteiro mais “aberto” do que o eixo traseiro. Além destes dois principais fatores de regulagem, tem-se também o ângulo de caster e camber, o qual veremos afundo mais a frente.

Atualmente no mercado a grande parte dos fabricantes lançam seus automóveis com modelos de suspensões McPherson na dianteiro e eixos rígidos na suspensão traseira, nesses casos em especifico só é possível fazer a regulagem de convergência na suspensão dianteira, mantendo os valores fixos conforme as fabricantes para a suspensão traseira. Já em outros modelos, como X3 ou 328i, veículos fabricados pela BMW, possuem um sistema de suspensão semi-passsiva independente, a qual é possível a realização da geometria em todas as rodas.
Há vários fatores “forçados” que fazem ter que realizar a inspeção do alinhamento novamente, como substituição de peças de suspensão ou direção, troca dos pneus, veiculo apresentando instabilidade, ou desgaste irregular dos pneus. Vale lembrar que a cada tipo de terreno utilizado indica um tempo diferente à manutenção, terrenos mais irregulares (como asfaltos com irregularidades e buracos, território de estradas rurais) devem ser conferidos os parâmetros mais brevemente.

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