História da contabilidade

A contabilidade existe desde os primórdios da civilização, passando pelo mundo antigo (inicio com a civilização do homem e vai até 1202 da era cristã, na publicação do livro líber abaci de Leonardo Pisano); mundo medieval (vai de 1202 da era cristã até 1494 quando apareceu o livro tratactus de computis et scripturis de Luca Paciole); mundo moderno.

No mundo antigo o homem já contabilizava seu patrimônio, representado pelos seus rebanhos e outros bens em seus aspectos quantitativos. Esta forma de contabilidade foi evoluindo da memória do homem, encontradas formas mais eficientes de processar seus registros utilizando gravações e outros métodos alternativos. As primeiras escritas contábeis datam do termino da era de pedra polida. Os Súlmeros-Babilonios e os Assírios faziam seus registros nas tábuas de urk.

Os registros eram feitos com o desenho do animal e o numero de cabaça deste animal. Onde era a antiga cidade de Ur, foram encontrados documentos contábeis que datam de 5000 anos antes de cristo, que já discriminavam contas referentes à mão-de-obra a materiais.

Os registros se tornaram diário, começaram a ser registrados em papiros ou tábuas, agrupava-se em ordem cronológica, o que lembra o diário, o balancete mensal e o anual. Já era distinguidas variações positivas e negativas, reconhecendo o que eram despesas e receita. Os Egípcios tiveram um grande legado na contabilidade, onde os escriturários eram fiscalizados pelo fisco real, ao “partidas de diário”, era iniciada com a data e o nome da conta, tudo registrado em ordem cronológica de entradas e saídas. Contabilizavam contas como: ”Conta de pagamento de escravos”, “conta de vendas diárias”, “conta de sistema mensal de tributos diversos”. Os gregos aperfeiçoaram os sistema dos egípcios.

Em 2000 antes de cristo, já escrituravam contas de custo e receitas, estendendo a atividade contábil a administração pública, privada e bancaria. No período medieval, na Itália vê-se grandes avanços na contabilidade é lançado o livro LiverAbaci, de Leonardo Pisano, onde abordavam, técnicas matemáticas, pesos e medidas, câmbio etc.

Tornando mais amplos os conhecimentos relacionados com finanças e comercio. Por ser aquela época denominada a “era técnica” devido as grandes invenções, como o moinho de vento, aperfeiçoamento da bússola, etc. E pelo crescente capitalismo e troca de mão de obra escrava pela assalariada e a necessidade de se movimentar grandes fluxos monetários é que surgiram o livro-caixa, um sistema rudimentar de debito e credito, a conta “capital”  representado pelos recursos injetados nas companhias pela família proprietária, o livro da contabilidade de custos. Por volta do século XIV já havia registros de custos comerciais e industriais, o que era bastante avançado na época. Já era utilizado o método das partidas dobradas.

O período moderno

O período moderno inicia-se com a obra do Frei Luca Paciole com o nome de Tratactus de Computis et Scripturis (contabilidade por partidas dobradas) em Toscana no século XV onde dá início a contabilidade moderna. A contabilidade já discriminava os livros mercantis: memorial, diário e razão, e sobre a autenticação destes; sobre registros de operações: aquisição, permuta, sociedade, etc. sobre contas em geral: como abrir ou encerrar, contas de armazenamento. Lucros e perdas na época eram “PRO” e “DANO” respectivamente.

No período cientifico surgem três escolas voltadas para o estudo da contabilidade: a escolaLombarda, escola Toscana, escola Veneziana. No Brasil, a contabilidade era lecionada com a aula de comercio de corte, em 1809, na escola de comercio Álvares Penteado, que se transformou em 1856, em Instituto comercial do Rio de Janeiro. Nos Estados Unidos surgia o Amercan Institut of Certield Public Accountants de grande
importância para estudo da contabilidade.

DESENVOLVIMENTO CONTÁBIL

A informática a cada instante se torna mais indispensável à sociedade, isso é um fato perceptível. Ela ofertou consideráveis benefícios para os profissionais contábeis, sendo muito trabalhosa pela sua complexidade e pela exigibilidade de controlar uma quantidade significativa de fatos contábeis do cotidiano empresarial, a profissão de contador veio a adotar procedimentos e instrumentos que viessem a favorecer a empresa e os profissionais visto que deve ser adotada com o objetivo de melhorar as suas condições de trabalho.

Atualmente a contabilidade não vive sem os computadores, tanto que há um grande e crescente investimento o softwares e hardwares relacionados a ciência contábil, devido a informática ser empregada fortemente como ferramenta para se destacarem dos seus concorrentes oferecendo um sérvio mias velos e de melhor qualidade. Dessa forma, hoje se torna inviável os métodos de escrituração contábeis manuais, pois antes se perdia muito tempo nesse processo, estando ate mais sujeito a erros.

A Contabilidade com seu objetivo de proporcionar informações significativas aos possuidores de interesses nelas, como administradores, diretores de entidades. Antes de tanta modernidade e facilidade de trabalho do profissional contábil, a historia da contabilidade revela-nos que vários mecanismos e procedimentos foram explorados pelos profissionais de cada época, a fim de realizar as operações comuns da atividade e de aprimorara e agilizar o propósito de geração de informação de todo um patrimônio comum à entidade.

De acordo com seu tempo, tecnologia e instrumentos disponíveis a área vai ganhando desenvolvimento no que diz respeito na prática e realização dos objetivos da atividade.

Pois os registros contábeis eram realizados manualmente e após anos e inovações de técnicas e de tecnologias constantemente e concomitantemente com o advento e introdução da informática no mundo e relevantemente à contabilidade, causando uma revolução da elaboração e realização dos registros, que antes eram tão trabalhosos, hoje ágil e prático. “(…) dos rústicos registros manuais utilizados nos primórdios da historia da contabilidade, os atos e fatos contábeis passaram a ser registrados de forma cada vez mais sofisticada, utilizando-se para isso as inovações tecnológicas que forem surgindo no decorrer do tempo. Nunca e demais lembrar que a contabilidade foi uma das primeiras funções nas empresas a utilizar-se dos recursos da tecnologia da informação.

No nosso contemporâneo, a era da informação possibilitou usufruirmos de recursos não só de uma ou de duas áreas da empresa, mas de todas elas, pois hoje já uma grande quantidade e variedade de recursos tecnológicos, que estão fornecendo mais e mais dados , conforme se procede às atividades empresariais, sendo possível se coletar captar informações que antes não se obtinham, tudo isso se tornou possível devido instrumentos que a tecnologia da informação dispõe-nos.

OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS

Na busca de facilitar o trabalho o homem sempre buscou melhorias, para ganhar tempo e despender menos esforços. Os prestadores de serviços contábeis sempre tentaram facilitar este trabalho, buscando a melhoria de processos, pelo uso de técnicas de organização
e de ferramentas cada vez mais eficazes para poder manejar melhor os registros.

Os rústicos registros manuais utilizados nos primórdios da contabilidade foram cada vez mais evoluindo em sofisticação, utilizando assim inovações tecnológicas que foram surgindo no decorrer do tempo. Nunca é demais dizer que a contabilidade é uma das primeiras funções empresariais que utilizou de recursos da tecnologia de informação.

Os processos tecnológicos estão gerando cada vez mais dados disponibilizando informações que até então não estavam disponíveis, dando assim, um maior campos de visão e facilitando a tomada de decisão Na evolução histórica da contabilidade, o contabilista utilizou-se de sistemas contábeis buscando facilitar o trabalho e também se deu a observar os recursos disponíveis (humano, técnicos, ou monetários Sistema Manual – foi muito utilizado na contabilidade, utilizava-se de instrumento simples de valor reduzido , tais como canetas, livros ou fichas a serem escriturados . os livros diário, razão, caixa, entrada, saída, inventario, apuração, livro de ISS e etc., eram todos escritos a punho, o profissional tinha que fazer um rascunho antes para depois transferir para o livro . este sistema conferia-se muitos erros de escrituração e despendia muito tempo.

Sistema Maquinizado – neste processo utilizava-se a maquina de datilografar comum, a maquina de calcular e um formulário denominado “ficha tríplice “ A ficha tríplice era constituída de três vias. Tinha impressão tipográfica diferenciada (em cores) para cada via, e a datilografia era realizada com o uso do carbono. Esse sistema foi muito utilizado por pequenas empresas e em escritórios de contabilidade, em virtude do
seu baixo custo e de sua razoável eficiência.

Com todos esses sistemas contábeis, a contabilidade sempre procurou avanços no trabalho contábil e estes avanços sempre estiveram presentes no exercício da profissão e foram no decorrer do tempo transformando o modo de executar o processamento contábil dos
fenômenos que afetam o patrimônio das entidades.

OS BENEFÍCIOS TECNOLÓGICOS

Os contabilistas em busca de fazer o diferencial sempre estão a procura de material tecnológico de ponta para facilitar o processo de demonstrações contábeis. Nos últimos tempos ocorreram mudanças significativas nos procedimentos contábeis, e melhorias na
forma de fazer contabilidade dentro de uma empresa, utilizando-se da tecnologia da computação (informação) com isso trouxe enormes benefícios para os profissionais da área.

Desse modo, os procedimentos tecnológicos são necessários para a contabilidade de uma empresa e para os profissionais que atuam nela, visto que tais procedimentos são essenciais para quem busca melhorar o seu trabalho em todos os aspectos.
Atributo Reflexo na contabilidade Aumento da produtividade Redução no processamento das informações diminuindo o tempo gasto na
elaboração dos demonstrativos contábeis financeiros.

Melhoria da qualidade dos serviços. A impressão eletrônica apresenta como resultado um trabalho de melhor aspecto, quando comparado com a forma manuscrita e mecanizada. Mais estimulo para os profissionais da área. O trabalho torna-se menos cansativo e, em função disso mais estimulante, resultado satisfação para quem trabalha com o computador.

Facilidade para a leitura previa de relatórios. Os relatórios, gerados pelos sistemas podem ser lidos previamente, na tela mesmo antes de serem impressos. Atendimento as exigências dos  órgãos quanto ao cumprimento dos prazos. O cumprimento de algumas exigências de
ordem tributaria, trabalhista e providenciaria só se tornou possível para algumas empresas a partir do uso do computador.

Facilidade de acesso ás informações da empresa. O acesso ás informações é feito de maneira rápida por meio do sistema localizando um lançamento. Maior segurança das informações. Os recursos de proteção dos arquivos de dados , por meios de copias de segurança ou backup, permiti a redução da perda total das informações processadas. Menor espaço físico nos ambientes de trabalho.

Os equipamentos físicos (hardware) ocupam pouco espaço físico. Guarda dos arquivos em disquetes. Facilidade na guarda e manuseio das informações processadas, se comparados com os arquivos organizados em papel . os disquetes podem armazenar uma quantidade relativa de relatórios contábeis do exercício social inteiro a depender do volume de informações geradas por uma empresa.

CONTABILIDADE NA INTERNET

A informática disponibiliza varias tecnologias para facilitar o trabalho de vários usuários entre eles os contabilistas. A contabilidade deve ter a capacidade de reunir dados e transforma-los em informações para a tomada de decisões. Assim a informática disponibiliza sua tecnologia para a contabilidade.

Como a Internet é um meio barato rápido e globalizado, estando no ar 24 horas por dia. Traz uma grande atrativa para as empresas de grande, médio e pequeno porte, diversasempresas estão adotando meios eletrônicos de troca de informações com o auxilio da Internet, a mesma integra fornecedores e distribuidores de maneira dinâmica e de baixo custo operacional.

Assim os pedidos de clientes de uma loja podem gerar uma ordem de compra para uma distribuidora, na qual repassa a informação ao fabricante, este por sua vez tendouma base do quanto irá produzir informa via Internet aos fornecedores, o quanto de matéria prima será necessário para esse pedido, nesse intervalo as transportadoras recebem as informações sobre as mercadorias locais e prazos de entrega, isso promove maior rapidez de produção tão como calcular o quanto as empresas iram produzir.

A Internet traz muitos benefícios a contabilidade dentre eles o de possibilitar oprofissional a  fazer download (arquivos ou programas) utilizáveis no seu dia a dia enviar declaração de imposto de renda via Internet a receita federal (www.receita.fazenda.gov.br) , procedimento que vem crescendo nos últimos anos , obter informações ou estatísticas que podem auxilia seus clientes e a si próprios pesquisar bibliografias em publicações nacionais e estrangeiras ou consultar bibliotecas virtuais , como a biblioteca inserida na home-page do conselho federal de contabilidade (www.cfc.org.br) com isso possibilita-se a interação entre clientes de serviços contábeis e seus contadores, via Internet podendo utilizar-se de vídeo conferencias e também prestação de consultoria on-line e participar de tomadas de decisões tudo isso on-line.


CONCLUSÃO

A contabilidade ao longo de sua historia sempre apresentou avanços nos métodos de registros contábeis. Com o advento da informática verificou-se impacto maior nestas evoluções, pois proporcionou aos seus usuários visão mais ampla, informações mais rápidas e precisas para a tomada de decisões. Os processos tecnológicos estão gerando cada vez mais dados  disponibilizando informações que até então não estavam disponíveis, dando assim, um maior campos de visão e facilitando a tomada de decisão.

A Internet é um meio barato rápido e globalizado, estando no ar 24 horas por dia, é uma grande ferramenta para as empresas de grande, médio e pequeno porte, diversas empresas estão adotando meios eletrônicos de troca de informações como forma de integração de clientes, fornecedores e distribuidores, tornado o trabalho mais dinâmico e de baixo custo operacional.

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *