Reestruturação de programas educacionais

Table of Contents

O presente documento curricular Municipal, tem como objetivo assegurar os princípios educacionais e os direitos de aprendizagem de todos os estudantes do território municipal, na modalidade de educação integeral.

A Base Nacional Comum Curricular, homologada em 20 de dezembro de 2017, impulsionou as discussões para a reestruturação dos currículos, e nesse sentido, levando em consideração que o processo educativo é complexo e predominantemente marcado pelas variáveis pedagógicas e sociais, entende-se que esse não pode ser analisado fora de interação dialógica entre escola e vida, considerando o desenvolvimento humano, o conhecimento e a cultura. Neste documento, considera-se também a educação integral, como uma concepção de educação, que coloca o aluno no centro do seu processo, buscando o desenvolvimento dos indivíduos em todas as suas dimensões: física, emocional, intelectual, cultural e social, preparando o aluno para um bom desempenho social, ético e solidário, desenvolvendo assim um ser integral.

No município de Gentio do ouro particularmente, deseja-se promover, não somente a educação em tempo integral, com uma jornada ampliada de horas, mais busca-se também uma formação do ser humano em sua integralidade, dando condições para que os alunos “garimpem” conhecimento e possam ter condições reais para isso.

Condições curriculares

Tais condições como: Criatividade, responsabilidade, empreendedorismo, autonomia devem ser pertinentes, ao longo deste currículo, valorizando também os seus saberes, oriundos de sua vivências e experiências sociais, ampliando assim as possibilidades de o estudante desenvolver um projeto de vida, que é uma forma de integrar o trabalho da escola na construção da identidade do aluno, fazendo dele protagonista da sua história.

Nesse sentido, o papel do educador é mediar o aluno para que ele mesmo desenvolva, construa a sua opinião e tenha o espaço para que ele expresse o que ele deseja ser no futuro. O que não quer dizer que necessariamente a sua resposta seja uma profissão tradicional, mas que seja apresentada ao aluno diversas possibilidades de profissão com sua incomparável importância, e não sugestioná-lo a seguir o caminho que o professor ou os pais achem melhor.

Mais do que isso, que o sentido do “ser” seja voltado para a sua responsabilidade, sua importância, seu papel no mundo, baseado na sua história, cultura, valores e vivências. É necessário olhar o aluno como um ser integral, desde a sua infância, um indivíduo que está inserido num contexto social e que é capaz de construir seu futuro na sua beleza e com qualidade, a partir da colaboração essencial dos pais e educadores.

https://www.passeidireto.com/arquivo/60176771/teorias-do-curriculo
https://olhonavaga.com.br/questoes/questoes?id=133644&tc=1
https://www.tecconcursos.com.br:443/questoes/416836
https://olhonavaga.com.br/questoes/questoes?id=619993&tc=1

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *