Trabalho do setor da empresa de engenharia

O modelo de trabalho do setor de engenharia da empresa é organizado e estabelece a comunicação com todos os setores do escritório e da fábrica com o passar dos anos desde sua fundação a empresa procurou desenvolver seus próprios procedimentos e sistemas e qualidade para os processos da realização dos projetos técnicos e administrativos, de tarefas para os setores que direta ou indiretamente estão envolvidos. O objetivo final na conclusão de um projeto é o envio para fabricação ou para entregar ao cliente que contratou os serviços de projetos técnicos executivos.

Todos os projetos depois de analisados por uma equipe constituída por engenheiro, projetistas, desenhistas e os estagiários de arquitetura ou engenharia no setor, e depois de um conjunto de informações técnicas necessárias para começar o trabalho, era decidido qual parte do projeto ficaria com quem para desenvolver nas pranchetas eletrônicas dos softwares Auto CAD ou Sketchup as revisões ou os projetos.

Foi um período de muito aprendizado e no início de muitas dúvidas devido à falta de preparo na prática, mas com o tempo fortaleceu os ânimos e os esclarecimentos dos colegas, as orientações do Supervisor do estágio, as visitas técnicas ajudaram o entendimento.

Atualização do conceito de trabalho

Apesar de estar em um lugar onde se trabalhou mais com a engenharia das estruturas metálicas, que trabalhos se iniciam a partir dos projetos arquitetônicos. Se utiliza desenhos técnicos como ferramenta básica para projetar e detalhar diversos tipos de estruturas, percebe-se que é imprescindível uma atualização nos softwares que estão antigos com 7 e mais anos em algumas máquinas, já um pouco defasados e precisando de um Upgrade, para melhorar sua performance.

Importante também que os membros da engenharia passem por uma atualização fazendo cursos para um novo conceito de trabalho, já se tornando um divisor de águas entre quem projeta 2D e quem projeta 3D, porque o mercado de trabalho em pouco tempo estará todo trabalhando na Plataforma BIM (ou Building Information Modeling), que é mais interativa com outros profissionais envolvidos em um mesmo projeto, todos trabalhando juntos.

Quando projetamos observando as Normas Técnicas fica mais fácil entender os processos de construção, valoriza-se o trabalho e entregar um projeto com confiável e de qualidade para não ter problemas futuros com a fiscalização dos órgãos públicos ou de outras entidades públicas ou privadas.

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *