Еstágio para estudantes

INTRODUÇÃO

O objetivo de um relatório é comunicar uma atividade desenvolvida ou ainda em desenvolvimento durante uma missão (BNCC, 2019). Este, tem como objetivo fornecer o relato permanente de um estudo durante o estágio supervisionado I na educação infantil. O relatório tornou-se um documento importante para a composição do prontuário do aluno junto ao controle acadêmico da instituição de ensino superior, sua natureza apresenta formas detalhadas de todas as atividades realizadas sob a supervisão de uma profissional da instituição conveniada e da escola em questão.

É importante ressaltar que este relatório está organizado pelas propostas desenvolvidas durante o estágio no contexto adaptado com aulas remotas em virtude da pandemia do Corona Vírus, e em cumprimento aos Decretos Municipais da Cidade de Porto Seguro- Ba que estabelece a suspensão temporária das aulas no ambiente escolar.

Na primeira etapa deste relatório, encontra se a contextualização da dimensão formativa do estágio com a reflexão fundamentada sobre a dimensão formativa da atividade de estágio no curso de Pedagogia para a sua formação profissional. Depois, encontra-se as considerações finais na qual se faz uma síntese interpretativa e crítica dos resultados obtidos com o estágio e reflexões sobre a formação em pedagogia, sobretudo, na atualidade do Covid19.

1 A DIMENSÃO FORMATIVA DO ESTÁGIO

O objetivo de um estágio é fornecer uma experiência do mundo real que permita colocar em ação tudo o que aprendeu, todavia, readaptação também faz parte da vida do professor e do aluno, a adaptação do estágio para a tecnologia online foi um momento oportuno para novas experiências e expectativas. Um estágio pode ajudá-lo a adquirir habilidades que podem ser aplicadas a trabalhos futuros .

Um dos principais objetivos de um estágio é expor o aluno a um trabalho específico e a uma profissão ou setor . Embora possa ter uma ideia de como é um trabalho, o estágio apresenta a vivencia de como realizá-lo e para isso, as aulas foram expressiva, mesmo remotamente, tivemos encontros online, realizamos importantes fichamento de artigo; leituras de textos interpretativos e dissertativos.

O estágio supervisionado I proporcionou a pratica em criação de vídeo com contação de história infantil. A criação dos vídeos proporcionou o melhoramento no uso das tecnologias e redes sociais, o que pode-se considerar uma pratica interativa da escola com a sociedade tecnologia que vivemos. As aulas sobre exercícios sobre planos de aulas e Preparação dos planos de aulas para conclusão dos estágios I e II (2020.1), agregou os conhecimentos técnicos na prática para produzir aulas com qualidade e executamos os planos de aulas com elaboração de vídeo. Por fim, tivemos a oportunidade de elaborar o relatório final e praticar o uso da ABNT.

Sobre a dimensão formativa da atividade de estágio no curso de Pedagogia para minha formação profissional, pode compreender estágio curricular supervisionado como um espaço que provoca reflexão com e sobre a prática docente, e como fica claro os desafios encontrados na educação, a adaptação tecnologia foi um deles, mas que estamos aprendendo a conviver e continuar com nossa formação. Esse desafio é recorrente, embora reconheço que o contato com o contexto escolar contribui para as experiências e diferentes maneiras de pensar e agir pedagogicamente, mas as práticas online também são para os professor e futuros professores, um momento de expansão e articulação de conhecimentos teóricos e práticos.

2 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Enquanto o estágio supervisionado ajuda os alunos a desenvolver a compreensão, nosso estágio ajudou a entender como implementar essa compreensão no mundo real, pois a necessidade de adaptar a disciplina acompanhou a necessidade de readaptação do mundo com o advento da pandemia do Covid19. Os estágios podem exigir tanto trabalho quanto uma posição de tempo integral dentro do campo, e mesmo online, conseguimos aproveitar bastante, e assim, possuir o conhecimento sobre as práticas pedagógicas na realidade da sala de aula.

A readaptação não tirou o mérito de vivenciar a sala de aula, com a metodologia apresentado, podemos planejar e gravar as aulas, como se estivéssemos em sala. Desta forma, nossos estudos sempre enfatizaram a importância de aprender fazendo. Tivemos espaços que podemos transferir nossos conhecimentos para o trabalho real. No entanto, poucos estudantes realmente percebem a importância de manter os estudos, mesmo que de casa, para isso, fica a reflexão, qual sua parcela de responsabilidade na sua formação pedagógica? Qual profissional deseja se tornar? Vale a pena refletir que utilizar as tecnologias já eram uma realidade e necessidade nas escolhas brasileiras, os alunos já estão à frente e a escola precisa acompanha-los.

Como melhoria, deixo a contribuição de criar um canal em uma rede social para os alunos postarem todas as aulas e estas ficarem disponíveis para qualquer aluno que deseja acessar o canal, sendo que, se tornará um arquivo para pesquisas futuras.

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