A importância da alfabetização visual

4. A ALFABETIZAÇÃO VISUAL

Pela percepção da arte e cultura, se adquire a compreensão da vida e seus sentidos, assim será possível a compreensão das transformações que acontecem durante toda a trajetória da vida ao longo da história, os indivíduos aprendem o mundo externo e criam um novo mundo interior, desta forma é necessário educar a percepção significativa para que se entenda o mundo e todos os seus valores, assim o ambiente escolar possui a função transformadora e ao mesmo tempo transmissora das concepções visuais da sociedade, Hernández, cita que:

A educação para a compreensão da cultura visual trata de estudar a dinâmica social da linguagem que esclarece e estabiliza a multiplicidade de significações pelas quais o mundo se apreende e se representa. (HERNÁNDEZ, 2000, p. 54).

Diante do universo visual, o professor deve favorecer o desenvolvimento de estratégias leitores para que os alunos consigam compreender os processos significativos da arte visual, para isso se faz necessária reflexão crítica sobre a arte na atualidade, com um olhar voltado para as tradições filosóficas, sociológicas, histórias e culturais. O professor de arte entre elas a visuais, através do seu olhar transformador precisa transmitir aos alunos a importância da alfabetização visual.
Nas palavras de Torres (2010, p. 18) “A alfabetização visual, através da leitura de imagem tem por objetivo estimular o educando a aprender a ler, interpretar o mundo a sua volta, a posicionar-se criticamente sobre a sua realidade.”
Seria deslumbrante o poder de olhar através dos olhos de um artista e descobrir o que está se passando, no momento da transformação das tintas em algo que realmente faça sentido, em sua criação, que mensagem a obra está passando aos espectadores, entender que,

a percepção é uma aliada da sabedoria. É essencial que nossos alunos aprendam a enxergar mais profundamente e descubram a sabedoria crescendo com seu crescer; é essencial despertar-lhes a capacidade motora de enxergar, alfabetizá-los primeiro em olhar e depois em ver. (ANTUNES, 2000, p.53).

Quando o assunto é leitura de imagens é necessário fazer uma ligação com a arte visual, mesmo que as obras de arte não sejam as únicas imagens que os alunos devem ler, pois existem muitos textos não verbais como a charge, placas, mas o professor de arte tem a técnica e desta forma consegue transmitir seus saberes para os alunos, pois para se ler imagens são necessários algumas técnicas, como ler por linhas, cores, formas, proporção, tamanhos, o mais importe e aprender a ler, o ato de ler uma imagem é ir além do obvio, transpassar, ler além do conteúdo e da forma. Com relação ao professor Torres cita que:

é importante o professor deixar os alunos livres para estudar as imagens e criar um ambiente propício para a construção de saberes, levando-os a pensar criticamente, investigar o contexto cultural da imagem, o artista, os materiais, a técnica utilizada, para que a partir de suas próprias percepções, descubram a importância da obra dentro do contexto cultural em que se fazem presentes (TORRES, 2011, p.14).

Diante deste contexto a leitura do discurso visual Barbosa (2008), afirma que a leitura não está somente voltada para a materialidade, ao corpo da obra e da imagem, desta forma para entender o discurso é necessário analisar profundamente o contexto imaterial da obras, pois

os leitores de obras de arte percorrem níveis de desenvolvimento estético: descrição ou narração, análise ou construção, interpretação, julgamento ou classificação, recriação, revelação e autonomia na leitura. O desenvolvimento pelos níveis depende de aprendizagem e oportunidades educativas advindas da experiência (ARSLAN; IAVELBERG, 2006, p. 16)

Para que o aluno compreenda a leitura de imagens é necessário entender os processos e refletir sobra à importância para a sua educação, os alunos durante a trajetória escolar constroem conhecimentos e aprendizagem através da leitura de imagem, partindo da observação e interpretação.

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/os-desafios-ensino-leitura-escrita-alfabetizacao-foco.htm

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *