Coronavírus viraliza educação on-line

A necessidade em encaixar-se mediante o momento desafiador que a educação de nosso país está enfrentando com a pandemia de covid 19 nos remete a penar sobre os pontos questionados no manifesto dos pioneiros da educação nova, onde afirma-se que a educação deve ser essencial e gratuita onde todos sem exceção de cor, cultura ou classe tem direito a mesma, deixando sempre uma ponte aberta para as comunidades partilharem e assim ao longo do tempo transforma-la sempre.

E possível compreender a grande perca que ocorre mediante ao nosso cenário atual, a crise vem deixando grandes lacunas no meio educacional visto que, os métodos ofertados pôr o governo ainda não alcançam todas as classes sociais e mesmo com a ação dos governantes que oferecem alguns respaldos as medidas de ensino e disciplina tendem a não atingirem o proposito idealizado no início do ano letivo.

A educação antes da crise do covid 19 no Brasil

Antes da crise a educação no Brasil já vinha com problemas de aprendizagem devido à falta de alfabetização no período correto, no entanto o ministério da educação já havia apresentado propostas que tentariam modificar a situação está que era acompanhada da falta de recurso para aceleração de projetos já existentes e com grandes possibilidades de resposta positiva como projetos desenvolvidos para a diversidade que integrariam as comunidades entre outros, as instituições não ofertavam e a situação se agravou neste período pandêmico, a crise afetou todos os sistemas de ensino visto que, não é viável retornarmos as salas de aula devido a medidas sanitárias o que dificulta o trabalho dos profissionais da educação que foram pegos de surpresa com a situação e agora se veem na necessidade de adequação para atração do ensino a distância por tempo indeterminado estes que juntamente com os estudantes tendem a buscar a tecnologia integrada a falta de infraestrutura a seu querer de ensino que se encontra totalmente desfavorecido devido à falta de planejamento recorrente dos governantes do país.

Em meio as questões citadas no manifesto é possível entender que é função da escola adaptar-se as particularidades e condições regionais nos dias atuais a visão é igualitária onde mediante a crise as instituições buscam por orientação dos seus governantes caminhos que lhes ofertem novas possibilidades como é o caso da EAD que está sendo implantada como a mais nova proposta de ensino para que o ano letivo não seja totalmente comprometido, está que ainda é repleta de limitações dentro do ensino regular pois não consegue alcançar todos os estudantes da mesma forma pois muitos não tem acesso a recursos tecnológicos outro ponto importante a ser destacado aqui é disposição dos país na interação já que muitos estão se desdobrando em meio a esta crise para garantir as contas em dia.

Um outro quesito destacado no manifesto é que a educação deve ser funcional e ativa, no entanto devido as condições vivenciadas na atualidade e possível ver o esforço dos profissionais da educação em trazer adaptações possíveis para que ocorra uma interação viável esta que necessita de estimulo governamental.

Vale ressaltar que através do manifesto dos pioneiros da educação que uma nova possibilidade foi habitando ao mosaico educacional brasileiro onde Paulo Freire desponta um pensamento onde discute as teorias de Anísio Teixeira introduzindo sua matriz político-educacional destacando a ruptura entre tiranos e oprimidos e a revolução como início da ação cultural, enxergando neste ponto o viés da nossa talvez possibilidade de retorno entendendo que apesar da crise e de muitos recursos serem cortados a educação deve persistir e não devemos siar do eixo principal que é ofertar um processo de aprendizagem que facilite e possibilite alfabetizar e ensinar da forma mais precisa trazendo o necessário para cada participante ativo deste processo.

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