Formação continuada e o processo de desenvolvimento profissional

A arte é uma importante atividade expressiva, sendo considerada a forma mais simples e natural da percepção do mundo, pois estimula o desenvolvimento. Os alunos adquirem novas habilidades e através da arte eles se expressão e conseguem apresentar seus sentimentos através de uma linguagem própria e cheia de símbolos, deixando transparecer toda a sua personalidade.
No processo educacional a arte ainda necessita de espaço para o desenvolvimento pessoal e social do aluno através de vivência, se faz necessário pensar em metodologias inovadoras, pois ainda se observa que a arte não é ensinada e aprendida de forma satisfatória, o docente precisa utilizar material diversificado em sala de aula, a fim de explorar e estimular a criatividade dos alunos. A Arte é uma das disciplinas mais práticas envolve conteúdos acessíveis, promove ludicidade, instigando a curiosidade dos alunos.
Durante o processo de desenvolvimento a arte envolve além da inteligência e do raciocínio, o afetivo e o emocional. Um contexto envolvente para trabalhar com os alunos é a leitura e releitura de imagens, sendo uma importante atividade expressiva, considerada a forma mais simples e naturas, através das imagens os alunos se expressão, fazendo leitura e releitura com uma linguagem própria e cheia de significado, deixando transparecer a sua personalidade.
A Arte está presente no cotidiano dos alunos e estes devem ser incentivados a produzir conhecimento partindo da realidade de cada um, a prática escolar deve ir além do escutar, tomar notas, decorar, realizar provas, ainda se faz necessário um ambiente escolar voltado para as particularidades de cada aluno.
Partindo desta explanação é importante se posicionar diante de algumas questões problematizadora como: Qual a importância da leitura e releitura de imagens nas aulas de arte para desenvolver o lado intelectual e cognitivo do discente? De que maneira o professor utiliza as imagens em sala de aula na disciplina de artes visuais? As ações desenvolvidas pelo professor durante a leitura e releitura de imagens são significativas para os alunos?
Com base neste questionamento, este trabalho busca subsídios dentro do contexto da educação formal, mas especificamente na educação básica, ensino médio, procurando observar se arte através da leitura e releitura de imagem contribui para a construção do conhecimento e desenvolvimento das capacidades emocionais, cognitivas e principalmente socioculturais, procurando apresentar a sua importância para desenvolvimento da percepção e concentração, atividades essenciais no dia a dia do aluno e que colabora para a formação dos futuros cidadãos. Faz-se necessário um maior esclarecimento sobre os conceitos e características de leitura e releitura de imagens, como instrumentos de alfabetização visual que atendam uma real necessidade educativa. Sendo necessário que os alunos compreendam a real necessidade de saber ler uma obra, o como se lê, e a releitura propriamente dita. São momentos que possivelmente algum professor já passou na prática, mas é importante que os alunos percebam qual o real sentido da obra, já que o mesmo ainda não tem conhecimento de determinado assunto. As metodologias atualmente buscam, de alguma forma, aproximar os alunos da arte, seja por meio da pintura, da escultura, dos movimentos corporais, música ou teatro. Não há como fugir, pois existem inúmeras formas de imagens apresentadas mesmo que direta ou indiretamente, o que em sala poderá se tornar um grande desafio, levando em conta o que se pretende mostrar aos alunos.
Ensinar ler, reler, descrever uma imagem é bastante instigante, pois mostra ao educando que cada obra, cada imagem tem o seu tempo, seu local, suas formas, cores enfim. O professor como mestre de ensino tem de buscar conhecimento sobre a turma que leciona, somente após uma análise crítica e pesquisas sobre o cotidiano dos alunos, ele saberá qual obra e qual artista se encaixariam na faixa etária que estará fazendo a leitura e posteriormente a releitura.
Portanto, como objetivo geral o presente trabalho procura apresentar uma proposta de reflexão acercada da importância da leitura e releitura de imagens diante das práticas de ensino de Artes no Ensino Médio, tendo o professor como mediador do conhecimento procurando demonstrar que as imagens estão sempre presentes por mínimas que sejam as situações do nosso dia-a-dia, fazendo com o aluno perceba a sua real importância.
Os objetivos específicos aqui detalhados foram o desdobramento do objetivo geral, sendo o caminho que foi percorrido, portanto, os objetivos específicos vêm para facilitar o percurso da pesquisa e pretende: Investigar através das pesquisas bibliográficas, de que forma o professor de arte através das imagens pode contribuir no processo ensino e aprendizagem, incentivar a reflexão sobre a leitura e releitura de imagens e discussões sobre como a arte auxilia o aluno na construção do conhecimento, conscientizar a sociedade sobre a importância da arte e da imagem dentro do espaço escolar.
A justificativa para o desenvolvimento deste trabalho ainda é o fato da disciplina de arte, mesmo como expressão artística é considerada por muitos educadores e pela sociedade como uma aula ou atividade prática que serve para distrair os alunos dentro do ambiente escolar, desta forma este estudo vem a ser pertinente, pois irá verificar a arte a as implicações que pode ser desenvolvida no aluno a partir da leitura e releitura de imagens.
Para compreender a linguagem visual é necessário conhecimento e interpretação das imagens que cercam os indivíduos, desta forma a disciplina de arte ao trabalhar com leitura e releitura de imagens leva os alunos a pensar, fazer pesquisas referentes às obras observadas, e o que o artista resolveu transmitir através da sua obra, despertando a curiosidade.
A releitura de imagens é uma prática comum realização dentro do ambiente escolar, mas muitas vezes segue uma sequência didática equivocada, quando a releitura se iguala a cópia. É importante salientar que a cópia também possui suas vantagens como ferramenta didática, pois proporciona o desenvolvimento de elementos importantes e precisos como pontos, linhas, forma, superfície durante as suas diversas técnicas.
A metodologia utilizada para complementar o trabalho aqui exposto é a pesquisa bibliográfica, desta forma foi feito um mapeamento bibliográfico cuidadoso acerca do tema propostos, para buscar de Teses e Dissertações, de artigos publicados em periódicos científicos e trabalhos acadêmicos produzidos em encontros do campo educacional brasileiro que poderiam ajudar a responder as questões problematizadoras. É importante salientar que “a problematização é a transformação de uma necessidade humana em problema que, por sua vez, define-se como necessidade humana, quando pensada” (PLÁCIDO, 2020, p. 19).
A pesquisa bibliográfica será trabalhada sobre a perspectiva do tema e precisa ser árdua com foco voltado para o conhecimento e análise de todos os conteúdos científicos pertinentes a pesquisa, desta forma têm como objetivo principal coletar dados suficientes para o embasamento teórico.
A coleta de dados será feita através da pesquisa exploratória, visando proporcionar a familiaridade com a situação problema com vista a torná-la mais explícita e colaborar com a construção de hipóteses, a pesquisa exploratória foi realizada através de levantamento bibliográfico, feito dentro do universo de estudos para conseguir de fato representar a importância da arte leitura e releitura em sala de aula.
Através da leitura exploratória, terá inicio a coleta de dados que explanará sobre leitura e releitura de imagens dentro do universo artístico para a produção de saberes. Para a escolha do referencial bibliográfico, foi feito uma leitura rápida de todo material selecionado, em seguida leitura averiguativa, tendo em vista responder as questões problematizadora e chegar aos objetivos propostos. De acordo com os procedimentos, a pesquisa irá possibilitar o entendimento da realidade investigativa, os procedimentos irão se processar através da aproximação com a realidade, fornecendo informações para uma intervenção positiva.
Para que a pesquisa se desenvolva desta forma será necessário fazer a correspondência direta ao tema, contribuindo para o conhecimento da linguagem visual, que faz parte do processo comunicativo, através de uma leitura interpretativa e seletiva das obras selecionadas, dando maior profundidade, buscando material consistente para o trabalho. Por fim, será realizado o registro das informações extraídas das fontes, sendo especificada no trabalho.
Com base nas considerações desta introdução, que é o marco introdutório deste trabalho, teve início com a definição dos capítulos do desenvolvimento, assim, no capítulo 2. Irá dissertar sobre a artes visuais e a educação humanizada diante do globalização, onde será citado as dificuldades da educação diante da transformações tecnológicos. No capítulo 3. retratados conceitos e diferenças de leitura e releitura de obras artísticas, no intuito de reconhecer que reler uma determinada obra não seja copiá-la, e identificar análises da pesquisa como forma de adquirir conhecimento mais amplo em relação as suas diferenças e conceitos.
No capítulo 4. Será realizada uma explicação sobre a necessidade da alfabetização visual e a importância de saber ler e interpretar as imagens, no capítulo 5. Será a vez da leitura e releitura de imagens na era digital, a arte presente no dia a dia mesmo sem que se perceba e a importância dela para as possíveis leituras e para finalizar a introdução o 6. A arte de ler e reler a arte e sua possibilidades, este capitulo será importante pois ele irá apresentar a intertextualidade e sua importância para a aprendizagem.
Desta forma é importante compreender a arte visual colaborando para a leitura, desenvolvendo no aluno letramento visual, envolvendo um trabalho direcionado para o conhecimento e tendências das imagens, influenciando na vida do ser humano.
Assim para que a arte visual se torne efetiva para o conhecimento ainda se faz necessário proporcionar aos alunos aprendizagem em leitura por meio da imagens presentes no dia a dia, para que o aluno consiga interpretar essas imagens socialmente e se transforme em um leitor, sendo autônomo e crítico.

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/formacao-continuada-processo-desenvolvimento-profissional.htm

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