Prós e contras da tecnologia da informação

Prós e contras do uso da tecnologia em sala

Como já referenciado ao longo deste trabalho, a tecnologia ocupa um lugar significativo na vida das pessoas e isso também se reflete nas escolas e por conseguinte no processo de ensino. Diariamente, o espaço digital no ensino vem crescendo e modificando as bases da educação tradicional.

A sala de aula é uma espécie de receptor como relata Manãs (2001), nela o professor lhe dá diariamente com diversos aspectos culturais, econômicos e sociais. Por esse fator, a sala de aula não está alheia as mudanças que ocorrem fora da escola. Desse modo, a cada evolução tecnológica, professores, equipe gestora e todos os membros que compõem o ambiente escolar tendem a se reinventar/inovar no quesito ensino. Assim sendo, nos dias atuais o principal problema consiste no desafio dos gestores e professores em acompanhar e adequarem o ensino aos avanços tecnológicos. Seja com o objetivo de modernizar, melhorar a qualidade para que a aprendizagem se torne cada vez mais didática e dinâmica ou simplesmente para adequar o ensino e aprendizagem às novas demandas dos alunos.

Tecnologia no espaço educacional

Tekura  reconhece que todo o instrumental tecnológico contribuem para o acesso à informação e consequentemente contribui com a melhoria na qualidade de ensino. Por isso, cabe neste ponto do trabalho discutirmos a respeito dos benefícios e dos malefícios associados ao uso de tecnologia no ensino, principalmente no que se refere ao ensino fundamental, visto que computadores, celulares e tv chamam mais atenção de crianças.

Seguimos, desse modo para a noção de tecnologia no espaço educacional:O termo “tecnologia educacional” não é utilizado com um único significado, principalmente quando se comparam posições de grupos de ideologias utilitárias distintas. Embora o termo seja antigo, as transformações ocorridas em diversas áreas trouxeram também diversas conotações.

Percebe-se que o autor referenciado acima nos mostra um sentido mais complexo do uso da tecnologia, nos mostrando que tecnologia educacional não se trata apenas de técnica de ensino ligada à equipamentos tecnológicos, mas sim uma relação mais ampla do uso desses instrumentais e nas conexões geradas e fortalecidas através deles. Assim, novas referências e técnicas de ensino foram desenvolvidas com o avanço da tecnologia e com o passar dos anos com o objetivo de promover uma educação mais efetiva, de qualidade e ágil.

Valente (1993) nos mostra que a inserção de computadores no campo educacional aconteceu juntamente com a emergência da reflexão dos caminhos da escola, do professor. Em outro momento o uso de computadores e tablets no ambiente escolar eram vistos como ineficiente, além de atrapalhar a concentração do aluno.
Hoje, graça a estudo, aperfeiçoamento de técnicas e metodologias pedagógicas estes equipamentos são considerados como aliados e valorosos no processo de ensino e aprendizagem. Castells (2007) ressalta que é sim possível fazer o uso de tecnologias em sala de aula, seja de criança ou de adultos e quando bem empregadas, elevam o nível de concentração, habilidade e interesse do educando.

De acordo com Moran (2013) as ferramentas tecnológicas: lousas interativas, tablets e aplicativos estão modificando o cenário educacional em todo o mundo. Nos dias atuais é muito comum, a utilização de equipamentos tecnológicos na construção de planos de aula e de metodologia de ensino com a finalidade de proporcionar aos discentes formas diversas da aplicação do conteúdo estudado. Podemos citar também como benefício do uso da tecnologia em sala de aula o aperfeiçoamento do acúmulo de conhecimento no processo de ensino e aprendizagem:A fim de desenvolver uma análise do processo de retenção do conhecimento, é necessário definir o seu escopo. Retenção do conhecimento consiste em três atividades: aquisição, armazenamento e recuperação do conhecimento.

O que muda o cenário educacional em todo o mundo

Como determina o autor, o processo para adquirir conhecimento deve ser organizado com o intuito de o ciclo de captação da informação seja prático e não apenas dados disparados ao pesquisador sem o intento que este consiga compreender de verdade a informação a qual foi apresentado.Consequentemente a utilização de tecnologia na educação tem como finalidade a de preencher essas ausências, pois por meio dela é admissível se trabalhar com informações complementares de um jeito mais atrativo, possibilitando uma fixação mais detalhada das informações/conteúdos estudados.

Das mais diversas facilidades proporcionadas pela união da tecnologia e ensino a mais conhecida e praticada no Brasil é a intitulada Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que se trata de uma plataforma educacional que unifica a tecnologia com os mais variados mecanismos considerados uteis e valorosos no processo de aprendizagem, tais como: livros digitais, exercícios personalizados, biblioteca on line, além da possibilidade de adequação de horários de estudos conforme a disponibilidade do aluno.

Moran  aponta que educação e tecnologia são aliadas tanto no processo de ensino, como no de aprendizagem, ou seja, a tecnologia é uma ferramenta útil e de muito valor para o professor e para o educando. Pesquisas apontam, que a continuidade do estudo fora do ambiente escolar se torna mais efetiva e prazerosa quando envolve meios tecnológicos, desta forma os discentes se sentem mais envolvidos com a prática do estudo e se mostram mais interessados com o ato de aprender.

Desta forma, fica claro que os professores devem estar em um processo constante de aperfeiçoamento e aprendizagem no que diz respeito às novas ferramentas tecnológicas. Porém, apesar de tecnologia e educação caminharem juntas, não se trata de uma tarefa fácil uni-las no ensino, isso requer do professor um olhar crítico, aguçado e atento às novas práticas metodológicas e pedagógicas. Assim, do mesmo modo em que oferece muitas benesses o mundo digital também oferece algumas dificuldades e empecilhos à pratica do ensino e da aprendizagem.

Moran  ressalta que é dever do professor desenvolver e planejar a melhor e mais adequada metodologia para adequar a tecnologia ao conteúdo a ser trabalhado:Cada docente pode encontrar sua forma mais adequada de integrar as várias tecnologias e os muitos procedimentos metodológicos. Mas também é importante que amplie que aprenda a dominar as formas de comunicação interpessoal/grupal e as de comunicação audiovisual/telemática.

A função do professor no processo de aprendizagem, não pode ser descartada

O autor acima destaca que por mais importante que seja o papel da tecnologia, o papel do professor no processo de ensino não pode ser descartado, visto a sua importância como mediador e guia neste processo, assim sendo, o docente tem como função personalizar e adequar este caminho para a aprendizagem, objetivando os melhores resultados para os discentes, ou seja, uma absorção eficiente do conteúdo estudado.

Levy (1993, p, 25) afirma que:As tecnologias da comunicação não substituem o professor, mas modificam algumas das suas funções. A tarefa de passar informações pode ser deixada aos bancos de dados, livros, vídeos, programas em CD. O professor se transforma agora no estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por buscar a informações mais relevantes. Num segundo momento, coordena o processo de apresentação dos resultados pelos alunos. Depois, questiona alguns dos dados apresentados, contextualiza os resultados, adapta-os à realidade dos alunos, questiona os dados apresentados. Transforma informação em conhecimento e conhecimento em saber, em vida, em sabedoria – o conhecimento com ética.

A importância da prática de treinamento tecnológico

Com as palavras do autor referenciado acima infere-se que o papel do professor na obtenção do conhecimento continua sendo indispensável e de grande importância e principalmente no que se refere à pratica educacional tecnológica, aqui o papel primordial do educador é resgatar o prazer e estimular a prática do conhecimento e não apenas passar conteúdo de uma forma sufocante, o que não gera estimulo e nem prazer por aprender.É essa a linha tênue que divide o prazer do estudo alinhado à tecnologia. No processo educacional, a tecnologia deve ser vista como aliada no processo de ensino e como um meio de somar conhecimento de modo a estimular o educando e não como uma forma de sobrecarregar o mesmo com mais atividades e afazeres da escola, assim por exemplo, quando a plataforma AVA é vista pelo aluno mais um meio de o “sufocar” com tantas atividades, a ferramenta que era pra ser uma aliada ao ensino, passa a ser visualizada pelos educando como mais um meio de cobrança e de pressão seja pela família como pela escola. Portanto, seja na educação presencial ou a distância não se descarta a presença do papel do professor, dado a sua importância em todo o ato de aprender.

Para que serve o equipamento de fabricação

Deste modo, o uso de ferramentas de mídia e de equipamentos tecnológicos como computadores, tablets, laboratórios equipados e outros podem e devem servir para a facilitação do ensino e para uma qualidade mais efetiva no nivelamento dos conteúdos entre os discentes, respeitando o progresso e o ritmo de cada educando, o docente pode proporcionar um aula na qual o discente participa efetivamente:Essas novas tecnologias trouxeram grande impacto sobre a Educação, criando novas formas de aprendizado, disseminação do conhecimento e especialmente, novas relações entre professor e aluno. Existe hoje grande preocupação com a melhoria da escola, expressa, sobretudo, nos resultados de aprendizagem dos seus alunos. Estar informado é um dos fatores primordiais nesse contexto. Assim sendo, as escolas não podem permanecer alheias ao processo de desenvolvimento tecnológico ou à pena de perder-se em meio a todo este processo de reestruturação educacional .

Aqui, abre o espaço para o próximo assunto do debate que diz respeito ao preparo do professor para as novas tecnologias, ou seja, o educador precisa dominar a tecnologia de modo que excite e desperte o aluno para o uso da tecnologia como forma de aprender e como uma ferramenta alinhada à educação.

Vale aqui destacar alguns mitos segundo o autor referenciado acima, que permeiam a discussão do uso de computadores na educação, são exemplos:
– Alguns professores e pais falam que computadores, celulares e tablets isolam as crianças e adolescentes. Sendo assim o uso deles em sala de aula, distância e afeta o relacionamento destes;
– Outra linha diz respeito que os equipamentos tecnológicos tiraria o poder do professor na sala, assim sendo, a classe viraria uma bagunça;
– Por fim, àqueles que diziam que os computadores iriam substituir os professores. Esta última corrente de pensamento perdeu força com o tempo, pois estudos e a prática mostrou o contrário.

Godói (2010) ressalta que o uso de novas tecnologias na sala de aula é um desafio enorme para os professores, pelos mais variados fatores: falta de habilidade com a tecnologia, falta de suporte técnico na escola e até mesmo de materiais para satisfazer a necessidade dos educandos e por vezes equipe gestora muito fechada e que não ver necessidade de investimento em equipamentos tecnológicos.Para concluir, cabe ressaltar a importância da educação digital e para o digital, pois esta é uma possibilidade de inclusão digital no cotidiano da escola. Ou seja, a educação para o digital é uma forma de exercer, pôr em prática a política de inclusão digital.

https://www.correiobraziliense.com.br/escolhaaescola/papel-da-tecnologia-escolha-a-escola/

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