Introdução de tecnologia da informação

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A popularização das tecnologias digitais e a introdução da informática em todos os níveis sociais alteram os modos de comunicação e, neste sentido, a forma de viver em sociedade. A importância das tecnologias digitais para a sociedade abre espaço para a reflexão “sobre o papel que as mídias têm desempenhado na contemporaneidade e na formação dos sujeitos”. Segundo cientista, vive-se a era da cultura digital, que significa o acesso à rede como um meio de comunicação com o mundo, como um local no qual as pessoas aprendem a viver em comunidade, a cooperarem e se auxiliarem mutuamente – é a aprendizagem colaborativa e a partilha.
Assim, outros cientistas  afirmam que, a propagação das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) e a evolução do www (World Wide Web), forma um dos pilares da Sociedade da Informação e do Conhecimento.

Evolução da internet

Está constante evolução da Web proporcionou, nas últimas décadas, a criação de inúmeras ferramentas e aplicações que estão presentes no cotidiano da sociedade contemporânea e globalizada, tornando-a cada vez mais conectada e interativa, aproximando indivíduos com interesses em comum. Este fenômeno de “Sociedade em rede”. Neste contexto, eles tornam a citar  para definirem o conceito de Ciberespaço: “(…) um espaço de comunicação aberto pela interligação mundial dos computadores e das memórias informáticas, ou seja, é o espaço onde as informações digitais circulam, permitindo às pessoas a construção e partilha de inteligência coletiva.”. Este espaço rompe a barreira geográfica e social que separa a comunicação entre os seres humanos. Assim, para além da construção e partilha de inteligência coletiva, o ciberespaço proporciona a conexão entre os indivíduos.
Neste sentido, Camas et al. (2013, p. 06) acrescentam que, no ciberespaço, “existe a mudança na relação com o saber, visto que o suporte para o processo cultural está em dispositivos móveis e fixos com interfaces computacionais que ampliam e transformam as funções cognitivas humanas”.
Para estes autores, “é nesta configuração de mundo” que os estudantes se encontram, contudo para que estes acompanhem o avanço das Tecnologias é preciso oferecer uma aprendizagem inovadora, que os motivem, torne-os sujeitos críticos e conscientes e que não esteja necessariamente engessada a uma sala de aula presencial, pois a presença das tecnologias, no ambiente educacional, provoca profundas mudanças no processo pedagógico, “Podemos aprender estando juntos fisicamente e também conectados, podemos aprender ao mesmo tempo e ritmo ou em tempos, ritmos e formas diferentes”

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