Métodos de dominar o conteúdo da escola

Todos os professores têm a consciência de que a cada ano que se passa, as dificuldades que surgem no caminho de cada um são muitas, em relação à aprendizagem dos conteúdos escolares. Muitos métodos são criados, novas tecnologias inventadas tudo isso pode funcionar, mas o que os professores precisam se conscientizar é a maneira o método de como será trabalhado os conteúdos e além de pensar em conteúdos e atividades deve-se primeiro pensar em como motivar, despertar o aluno para aquele momento de transmitir conhecimento e ainda como fazer com que esse aluno participe, se interesse, de sua opinião, interaja.

O lúdico é uma ferramenta para fazer com que tudo isso aconteça no ambiente escolar é uma das pontes de ligação entre o aluno e o conhecimento. Portanto, o educador tem um papel essencial já que a ele cabe auxiliar o aluno, no entanto, o educador deve atentar para o tipo de auxilio que fornece. Ao defender a importância do educador no ensino Skinner, afirma que o mesmo “Deve induzir o aluno a agir, mas deve ser cuidadoso em como fazê-lo’’.

Porque “Fazê-lo agir em uma dada ocasião pode interferir na probabilidade que aja da mesma maneira no futuro ‘’. O autor coloca a necessidade de, o próprio professor, ficar sob controle do que se faz na sala de aula, o professor é o espelho de seus alunos e nele que os alunos procuraram a motivação e a vontade de estar ali na sala de aula, portanto tudo tem que ser convidativo desde a sala de aula, bem decorada, com cores até a cara do professor feliz e alegre em estar ali, pois se eles observam um professor mal humorado e rabugento eles refletirão da mesma forma, então o professor tem esse poder nas mãos de transformar e moldar seus alunos da forma que quiser.

Não se quer dizer, com isso, que o professor seja o único responsável pelo sucesso ou insucesso do processo educativo, porque às vezes existem algumas situações em que não depende só do professor, precisará de um apoio de outros profissionais, família e etc. No 9 entanto, é de suma importância sua ação como pessoa e como profissional, vai depender se sua criatividade para que se consiga construir um ambiente saudável, harmonioso, prazeroso e principalmente um lugar gerador de conhecimentos e aprendizagens dentro da escola.

Benefícios do lúdico no desenvolvimento da criança

De acordo com Ronca “O movimento lúdico, simultaneamente, tornase fonte prazerosa de conhecimento, pois nele a criança constrói classificações, elabora seqüências lógicas, desenvolve o psicomotor e a afetividade e amplia conceitos das várias áreas da ciência”.

Ou seja, desenvolve varias habilidades, por isso é de suma importância que se utilize lúdico dentro da escola, a criança se sente mais a vontade, se solta para aprender e conseqüentemente acaba interagindo mais com o professor e colegas. Como já foi dito a ludicidade é um recurso de muita importância para que as crianças continuem em pleno desenvolvimento e garante resultados eficazes na educação, apesar de exigir extremo planejamento e cuidado na execução da atividade elaborada, pois tudo requer atenção quando se envolve crianças, ou seja, o professor deve tomar cuidado na hora de escolher os materiais, brincadeiras, jogos se são adequados para aquela turma, faixa etária e etc.

Segundo Ronca (1989, p.99) “O lúdico torna-se válido para todas as séries, porque é comum pensar na brincadeira, no jogo e na fantasia, como atividades relacionadas apenas infância.

Na realidade, embora predominante neste período, não se restringe somente ao mundo infantil”. Com isso o autor nos mostra que é capaz de utilizar as atividades lúdicas não somente com as crianças, mas também nos níveis mais altos como ensino médio e até nível superior, pois envolve mais o aluno torna o processo mais dinâmico, é isso que o lúdico pode proporcionar um processo dinâmico, onde os alunos interagem, mudam a rotina do dia a dia e tem um aprendizado mais significativo.

Para Vigotsky (1989, p.84) “As crianças formam estruturas mentais pelo uso de instrumentos e sinais. A brincadeira, a criação de situações imaginárias surge da tensão do individuo e a sociedade. O lúdico liberta a criança das amarras da realidade”. Percebemos que as atividades lúdicas fazem com que as crianças libertem seus sentimentos, de como vê o mundo e tem a chance de imaginá-lo como gostariam que fosse. Através da brincadeira consegue expressar o que não fazem com palavras. O lúdico propicia um desenvolvimento saudável e harmonioso.

Ao brincar, a criança desenvolve habilidades motoras, estimula sua sensibilidade visual e auditiva, exercita sua criatividade e imaginação, extravasa sentimentos como alegria e tristeza diminuem a 10 agressividade e passividade, apura sua inteligência emocional, promovendo assim o desenvolvimento mental que melhora sua conduta e sua auto-estima.

Perante todos os argumentos que foram apresentados, pode-se afirmar que o lúdico tem um grande papel e uma importância para uma melhoria na educação e no andamento das aulas, provocando um aprendizado significativo que ocorre de forma gradativa e acontece de uma maneira natural, tornando-se um grande aliado aos professores na caminhada para bons resultados.

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *