O papel do líder em estabelecimentos de ensino

1 PESQUISA

1.1 Metodologias de ensino: O papel do gestor educacional

Para realização deste projeto foi escolhido o tema o papel do gestor educacional se tratar de um profissional que tem função complexa, pois requer responsabilidades e tarefas impostas pela instituição de ensino onde atua e diante de seu bom desempenho refletirá numa administração escolar excelente.

Estar no cargo da administração de uma instituição de ensino precisa de um esforço de superação pois enfrenta vários desafios que abrangem não somente os aspectos administrativo e financeiro de uma escola, mas tem que manter o perfil de liderança estimular seus profissionais do ambiente de trabalho
A gestão escolar desenvolve um desempenho na organização que bem executada repercutirá não somente no decorrer do ano letivo, mas sim no futuro de cada educando ali inseridos.

O papel do gestor ou orientador é fundamentada em ações concretas com um único objetivo: formar cidadãos competentes, com habilidades e capacidades de enfrentar desafios e se tornar uma pessoa digna para construir seu próprio futuro.

1.2 OBJETIVOS

• Apontar os desafios da gestão escolar.
• Mostrar importância do comprometimento escolar.
• Promover as prioridades de uma gestão qualificada.

1.3 A rotina da gestão escolar

O papel do gestor educacional é extremamente importante para a instituição educacional pois a conexão entre escola e a comunidade é ele que faz. O gestor tem a função de ajudar nas metodologias aplicadas dentro da sala de aula, observando o desenvolvimento interno com os colaboradores e os administrativos. Atentar-se e debater as propostas pedagógicas para um plano de ensino ajudando os professores, o gestor educacional tem multifunções como coordenador, diretor, assistente pedagógico e alguns possuem atribuições especificas no seu campo de atuação

O planejamento deve acontecer de forma democrática pois todos que atuam na escola devem participar, ele influência o andamento escolar, deve acontecer reuniões para que possa ter discussões estar aberto para sugestões, ideias sobre o funcionamento da instituições ,para que o gestor escute seu grupo e possa fazer uma boa administração, o planejamento e uma ação necessária para organizar as metas, quais os objetivos, resolver recursos financeiros e materiais pedagógicos.
O gestor educacional tem a responsabilidade de liderança necessária para manter a importância na educação e o encorajamento a produção dos professores, precisa ter conhecimento na sua área de atuação, domínio de recursos tecnológico, tomar decisões para melhor atender seus professores, funcionários, alunos e a comunidade, administrar as verbas que vem para a escola como notas e prazos, visando o melhor para todos, porque a escola não se faz sozinha, somente juntos fazer escola para o futuro

O planejamento deve ser bem elaborado e participativo, pois o gestor precisa liderar as mudanças, as implantações e ter consciência dos resultados que possivelmente podem acontecer, pois ele precisa sempre estar a frente de mudanças, mesmo com dias difíceis ele está sempre correndo atrás para dar o melhor de si e fazer que sua instituição seja de boa qualidade de ensino.

O trabalho dos gestores escolares se assenta sobre sua capacidade de liderança, isto é, de influenciar a atuação de pessoas para o trabalho, a aprendizagem e construção de conhecimentos, e tem em vista que a gestão se constitui em processo de mobilização e organização do talento humano para atuar de forma compartilhada na promoção dos objetivos educacionais.

Os desafios que o gestor enfrenta dia a dia fazem parte de sua rotina pois para manter uma instituição funcionando não e uma tarefa fácil, mas com planejamento e organização se supera dias difíceis ,pois o gestor tem que ficar atento a todos os pontos da escola ,fazer com que os alunos venham para a escola todos os dias, para ter um ensino de qualidade ,estimular os professores ,criar ações para que a família seja participativa no ambiente escolarO processo de ensino aprendizagem e um dos desafios que o gestor enfrenta pois é o objetivo central de uma instituição de ensino.

Sabe-se que antes de ser um gestor, o profissional é um pedagogo e isso facilita identificar a dificuldade que algum aluno possa ter e assim junto com o professor ele pode ver uma estratégia de ensino que deve ser aplicada a esse aluno.As atribuições pedagógicas auxiliam a equipe docente, podendo contar com o PPP, Projeto Político Pedagógico para alcançar e fazer um bom resultado.
No administrativo o gestor é um profissional extremamente importante pois ele tem que cuidar dos recursos financeiros, sempre com transparência, respeito, ética e honestidade pois tudo que e adquirido para a escola tem que ser de boa qualidade pois e um investimento para a instituição e tem que ser prestado contas.
O gestor deve ter uma relação boa com a comunidade pois as duas devem andar lado a lado, porque a escola está inserida na comunidade e sendo assim vice-versa para que se possa garantir um futuro aos educandos.

Para uma escola democrática e fundamental a participação da comunidade, sendo assim o gestor que aceita e permite a participação da comunidade na instituição e um gestor democrata assim exercendo a cidadania para uma escola metodizada .Na escola, onde a gestão democrática não é apenas uma necessidade, dada a complexidade dos objetivos educacionais, mas também um mandato constitucional, o desenvolvimento da liderança compartilhada torna-se imprescindível. Considerando que a educação tem por objetivo promover o desenvolvimento de capacidades para o exercício de cidadania e que este exercício é intimamente dependente da capacidade de assumir liderança diante das problemáticas sociais, envolver os alunos no exercício da liderança compartilhada deve ser um cuidado importante no trabalho de gestão escolar.

Para o desenvolvimento escolar, o gestor junto com sua equipe pedagógica, precisa aprimorar seus conhecimentos ,buscando formação recursos tecnológicos ,deve estar sempre em busca de estar sempre atualizados ,ter ideias novas ,sugestões de como proceder para um melhor ensino de aprendizagem .se a estar em constantes atualizações, buscando novos conhecimentos, tanto pedagógicos quanto tecnológicos, tendo sempre ideias inovadoras que aprimoram e facilitam seu trabalho.

O gestor pode contar com o apoio de um orientador educacional que pode ajudar nas atividades executadas pelos os alunos e professores e assim auxiliando no desenvolvimento da capacidade do procedimento de ensino.Quando a necessidade de encaminhar alunos que tem dificuldades em sala de aula ,isso acontece depois de passar pelo o olhar do gestor, e de conversar com a família , assim ele e encaminhado a um o órgãos que avalia suas necessidades e o que pode estar atrapalhando seu desenvolvimento e o que pode ser feito para ter um melhor aproveitamento do aluno em sala de aula e também em sua vivencia na comunidade.

2 PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO

A referente observação do estágio foi realizada na E.M.E.I.E.F. Judite Duarte de Oliveira, localizada no bairro Sangão, Criciúma, SC, funcionado das 7h50mim até 11h50mim e das 12h50min até 16h50min, composta por 36 funcionários, numa construção de alvenaria bem conservada. Em 2010 com o projeto da Secretaria Municipal de Educação, é planejada a ampliação e reforma da escola. No ano de 2013 a escola é reinaugurada com novo prédio, incialmente com turmas desde a educação Infantil até a oitava ano e de forma gradual passa a oferecer também ao nono. Concomitante a isso, o Atendimento Educacional Especializado (AEE), tem início em 2013.

Alunos portadores de necessidades especiais, ao todo 12 crianças que são atendidos na sala de multifuncional.A escola recebe uma verba mensal da prefeitura para poder pagar pequenos reparos emergenciais, também são feitos dois eventos por ano para arrecadar dinheiro para a melhoria escolar e conta com o programa dinheiro direto na escola (PDDEI do governo).Escola de ensino fundamental muito bem estruturada com quadra coberta e um amplo espaço para proporcionar melhor comodidade aos alunos.

O PPP, segundo a diretora sofre reformulação anual, nesse ano houve alterações baseado no modelo criado pela prefeitura, para padronizar em toda rede municipal, e segundo a gestora essas alterações deixou esse documento mais completo.O corpo docente é composto por 12 professores no horário matutino e 11 professores no horário vespertino.A equipe de gestão é composta de 3 funcionários: Gestor (diretora), aux., de direção e secretário. Os demais funcionários são: 4 serventesA diretora é habilitada em licenciatura plena em Matemática e licenciatura em Pedagogia com especialização em Educação em Matemática.
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬ Turno e horário Atividade
16/03/20 Matutino 7:50h até 11:50 Observação
17/03/20 Matutino 7:50h até 11:50h Observação
18/03/20 Matutino 7:50h até 11:50h Observação
22/06/20 Vespertino 12:50h até 16:50h Entrevista
23/06/20 Vespertino 12:50h até 16:50 Entrevista
24/06/20 Vespertino 12:50h até 16:50 Entrevista
25/06/20 Vespertino 12: 50h até 15:50 Entrevista

REFERÊNCIAS

LUCK, H. 1º Conferência internacional de estratégia em gestão, educação e sistemas de informação – CIEGESI. 2008, 23.

LUCK, H. A LIDERANÇA COMO ALIADA DA GESTÃO PARTICIPATIVA apud HELOÍSA VICCARI JUGEICK BELINE. 2010,48.

 

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