Projeto Pedagógico do curso de Letras da UFJF

А terceira seção

No terceiro capítulo, A formação inicial em letras e o desenvolvimento de capacidades linguísticas por meio dos gêneros textuaistrazem neste capítulo uma discussão acerca do Projeto Pedagógico do curso de Letras da UFJF e o comprometimento de formação posto neste documento para o desenvolvimento da capacidade do uso e ensino da língua com base nos gêneros textuais, perante as reformas de ensino de língua portuguesa no cenário educacional brasileiro.

A pesquisa é de caráter documental, fundamentada nos PCN-LP, 1998; Diretrizes Curriculares Nacionais para formação em nível superior e para formação continuada, 2015; Parecer sobre as Diretrizes para o curso de letras, 2001 e o Projeto Pedagógico do curso de Letras da UFJF, 2014 (PPC de letras). As autoras fazem comparações entre os documentos mencionados anteriormente com o PPC de Letras, a fim de verificar se há coerência entre eles em relação às práticas discursivas nos diversos gêneros e o que estes documentos revelam sobre o ensino de língua a partir dos gêneros.

A quarta seção

No capítulo, Hoje me sinto mais confiante com o assunto tecnologia em sala de aula: letramento midiático crítico na formação de professores elas compartilham a experiência na disciplina leitura e produção de gêneros multimodais mediados por tecnologias, do curso de Letras/Unisinos na modalidade semipresencial com o caso de uma aluna.

As autoras trazem neste capitulo a necessidade de repensar os processos de leitura e escrita no século XXI, devido às mudanças nestes tempos digitais e conectados da sociedade contemporânea, sobretudo, na formação docente, na utilização de uma pedagogia dos letramentos midiáticos críticos no ensino superior. Destacam ainda, a importância na formação docente para a ressignificação sobre o que é ler e escrever no século XXI fazendo uso das tecnologias não apenas como ferramenta digital, mas como instrumento social, permitindo ao aluno fazer parte destes novos hábitos de práticas de letramento, como apresentado na experiência posta neste capítulo.

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