Sistema especial para o ensino

Âmbito

As produções devem ser de natureza científica ou técnica e devem ser produzidas por docentes, investigadores, pesquisadores, inovadores desde que estes estejam em uma instituição de ensino superior.

Objectivo

Os principais objectivos do regulamento do Repositório Nacional são:
Dar maior visibilidade a informação científica desenvolvida por pesquisadores moçambicanos;Divulgar e permitir acesso aberto a produção científica;

Plataforma

O repositório foi desenvolvido a partir da plataforma DS Space, software opnenSource (livre). A gestão do repositório está a cargo de (DNTICP/MoRENet) e a manutenção e a infraestrutura de suporte a cargo do gestor de cada instituição.O serviço de alojamento do repositório está alojado no centro de dados de maluana. Todas as produções publicadas no repositório Nacional serão validadas pela biblioteca de cada instituição antes da sua aceitação. A validação serve para a conformidade de plagio ou repetição de publicações pelo mesmo autor.

Estrutura

A estrutura organizacional do repositório é apresentada em:
Comunidades, representando as Universidades Cadastradas na plataforma;Subcomunidades, representando as Escolas, faculdades e outros programas/departamentos;Coleções, agregando todas as produções a serem publicadas por cada subcomunidade, onde este tem um número infinito de documentos organizados por tipo de documento sendo, artigos, monografias, dissertação, livros, teses, entre outros.

Que documentos farão parte do repositório

Os documentos a serem publicados no repositório nacional devem ter as características indicadas na tabela abaixo:
Tipo de documento Observações Coleção
Artigo Data de aceitação, publicação, revista …
Revista publicada ….
Livro
Monografia
Dissertação
Tese

Formatos de deposito

O repositório encontra-se preparado para receber diferentes formatos para garantir a credibilidade, fiabilidade, integridade e compatibilidade com o sistema de validação de cada Comunidade. Deverão utilizar os seguintes formatos disponíveis:
• Pdf
• Outros que venham a ser adoptados

Documentos que não podem ser depositados no repositório nacional, os seguintes:
• Apresentações em PowerPoint,
• Certificados de participação em eventos
• Entre outros a serem definidos.

Registo de utilizadores

Para depositar produções no repositório nacional, os utilizadores passarão pelos processos de registo/cadastro. Estes utilizadores são, docentes, funcionários, investigadores, administradores locais e o administrador/gestor do repositório que pertence a comunidade académica. Estes utilizadores podem para alem de depositar as produções, pesquisar, baixar e utilizar os documentos disponíveis.

Acesso/autenticação

Na página de autenticação o utilizador cadastra-se através do email que informa na plataforma.
A partir do email, recebe o link do cadastro onde fornece os seguintes dados:
• Nome
• Apelido
• Grupo daqui pertence (docente/aluno/investigador)
• Comunidade pertencente
(pode se inserir uma imagem captada da área de cadastro)

Competências da biblioteca

O responsável (administrador) da biblioteca recebera um email vindo da plataforma a informar que há um registo pendente do utilizador. Entra na sua área e identifica o utilizador. Dependendo do tipo de perfil de utilizador é atribuído a permissão.

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *