Novas metodologias de trabalho dos professores

O professor começa por perguntar aos alunos se eles conhecem o gênero resenha crítica, podendo escrever a pergunta no quadro. Procede-se a escuta das respostas e comentários acerca do que os alunos têm a dizer. Em seguida, o professor pergunta se já viram o filme Liga da Justiça, se gostaram, por que gostaram ou não etc. Professor explicita que, ao dar a opinião sobre algo que já conhecem, sobre um filme, ou livro, ou série de TV etc. os alunos estão fazendo uma espécie de crítica, que, por sua vez, deve ser embasada em argumentos.
Relatório de Estágio Supervisionado II
Thiago Cabral de Moraes

Depois da breve discussão, exibe-se o trailer um dos trailers oficiais do filme (disponível em: ) no projetor. Se houver tempo, pode-se assistir ao filme inteiro, mas isso influenciará na duração do número de aulas. Após assistirem ao trailer (ou ao filme), o professor propõe as seguintes questões para discussão:
• Quais suas impressões sobre o filme?
• Vocês já assistiram? Senão, depois de assistir ao trailer, ficaram curiosos para assistir? Por quê?
• Quais suas impressões sobre a história e sobre as personagens?
Após o breve debate, o professor exibe um outro vídeo, este mostrando um “trailer honesto” do mesmo filme (disponível em: ). Após assistirem ao vídeo, o professor proporá novas questões para debate:
• O último vídeo é parecido com o primeiro?
• Quem produziu o primeiro e quem produziu o segundo?
• Quais os objetivos de cada um dos vídeos?

Após a discussão, o professor proporá novo debate, desta vez sobre onde os alunos buscam informações antes de assistirem a um filme ou lerem um livro e quais os critérios que os alunos se utilizam para escolher qual filme assistir ou qual livro ler.
Feito isso, o professor deve questionar quais as críticas feitas ao filme no segundo vídeo, se foram positivas ou negativas e se os alunos concordam com elas. Em seguida, o professor informa aos alunos sobre o gênero resenha crítica e, junto com eles, faz no quadro um diagrama identificando as características de estilo etc. que normalmente possuem, destacando o caráter crítico e avaliativo de uma obra, exposição etc. e também quem pode produzir uma resenha crítica, para quem e por quê, quais os veículos de comunicação onde podem ser encontradas etc. Vale destacar aqui que uma resenha crítica pode variar do formal ao informal, dependendo de quem a produz e do veículo onde é divulgada.
Em seguida, o professor distribuirá a resenha crítica impressa do filme Liga da Justiça feita pelo site Adoro Cinema (disponível em: ). O professor, então dividirá a turma em pequenos grupos, procedendo à leitura coletiva da resenha. Depois de lida, o professor proporá novo debate:Relatório de Estágio Supervisionado II

Thiago Cabral de Moraes
• Quem escreveu essa resenha? Para quem?
• Qual dos três textos (trailer oficial, trailer honesto ou resenha do Adoro Cinema) apresentados tem um tom mais imparcial? Por quê?
Os alunos vão a princípio discutir nos grupos e, depois, com toda a turma. Essa interação é importante, pois permite que todos participem de forma oral e que haja um levantamento geral sobre as opiniões e considerações de todos.
Por fim, o professor irá propor uma tarefa aos alunos, a qual se encontra discriminada no próximo item do presente trabalho.

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *