Qual é realmente a moralidade do homem

Tal regulamento se assemelha muito com o Código de Ética de qualquer outra classe profissional, uma de suas funções é orientar o profissional de polícia militar sobre a ética e moral com uma conduta correta. Observamos que ao exercer determinado comportamento funcional ,devemos ter uma conduta ética, ou seja cumprir os deveres e regras estabelecidas para um bom convívio em sociedade.

A Polícia Militar como uma organização administrativa é organizada com base nos ensinamentos e princípios militares ,possui o dever constitucional de prestar seus serviços dentro dos limites e de acordo com os deveres legalmente estabelecidos .No entanto, antes de falarmos a respeito de cada um dos valores, trataremos um pouco sobre “moral” . Segundo Régis Jolivet, citada por Soares.

A ideia do conceito moral

A idéia de Moral implica a recorrência às noções de bem e mal, de dever, de obrigação, de responsabilidade etc., isto é, a todo este conjunto de noções (noções de bem e de mal ,de dever, de responsabilidade, de mérito, de sanção, de direito, de justiça), de juízos de valor (é necessário praticar o bem e evitar o mal, dar a cada um o que lhe é devido etc.), de sentimentos (satisfação do dever cumprido, pesar e remorso pelo dever violado, obrigação de reparar etc.), que formam o conteúdo da consciência moral, e constituem o fato moral.

O fato moral é universal e caracteriza a espécie humana. Em toda a parte, e sempre, os homens admitiram a existência de valores morais,distintos dos valores materiais, e se reconheceram submetidos a leis ,distintas das leis físicas, e regendo um ideal moral. Renunciar a estasnoções seria renunciar à humanidade e descer ao nível dos animais irracionais. Segundo que trata sobre os valores fundamentais, que determinam a moral militar estadual ,estão a hierarquia e a disciplina,que são as colunas mestras de qualquer instituição militar .

Observamos que a disciplina e o respeito à hierarquia devem ser mantidos tanto no serviço ativo, quanto na inatividade,buscando sempre manter a har­monia e a solidariedade entre os seus comandados cabendo atitudes de respeito e deferência mú­tuos.

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *