Solo : tipos e efeitos sobre o meio ambiente

Composição do solo

O solo é formando por quatro elementos água, ar, minerais e matéria orgânica ,sendo assim ele é formado por uma parte sólida contendo minerais e partículas e logo abaixo um espaço contendo ar e água..
O gráfico a seguir representa a porcentagem de como o solo seria formado.

Camadas

O solo é um resquício do intemperismo,tornando-se uma simples camada da supercie da terra o solo é composto pôr camadas,todos os solos tendem a ser muito profundos chegando a ter várias camadas , vale-se rememorar que todo solo tem uma rocha matriz

Tipos de solo

Considerando a composição do solo através dela temos várias maneiras de classificar o solo,entretanto podemos classificar o solo também conforme a sua composição sendo classificados como:

Solo argiloso: este solo consiste em partículas pequenas como se fossem (micropontos),ele possui cerca mais da metade de sua composição em argila com grãos de bem pequenos .Sendo assim fino e impermeável,composto por uma grande parte em argila torna-se assim quando seco bem compacto,porém quando molhado por consequência de chuva torna-se encharcado facilitando seu manuseio.

Solo arenoso :Assim como no solo anterior ele também possui argila porém em um quantidade menor de sua composição em argila,ele consiste em ter uma parte maior de areia de sua composição em areia,tende a ser um solo um solo com grandes poros facilitando a passagem de água e ar,este tipo de solo é mais comum na região nordeste do país.

Solo humoso: podendo ser denominado também de solo humífero e solo terra preta consiste em ter sua composição composta por grande parte de sua composição com húmus(admirável quantidade de material orgânico em decomposição) tornando-se assim mais arejado,permeável e mais macio.
Solo calcário: É um solo com grande concentração de cal e também cálcio chega a ser composto de calcário,é o solo das regiões de deserto contém partículas de rocha e quando recebe raios solares tende a ficar muito quente,este tipo de solo não é apropriado para a agricultura.

Solo Brasileiro

O Brasil é mundialmente conhecido como um dos maiores produtores agrícolas sendo assim destacado por sua grande diversidade na agricultura. No nosso país temos quatro tipos de solo diferente sendo eles:

Terra roxa: É uma solo de coloração avermelhada,podendo ser nomeado como latossolo roxo porém comumente conhecido como terra roxa,este solo é conhecido como um dos solos mais férteis que existe e por conta disso seu valor monetário é extremamente alto com seu hectar valendo de 30 a 40 mil reais,(segundo o site canal rural ) esse solo é mais encontrado nas regiões de São Paulo,Mato grosso do sul,estados do Pará, Goiás,Minas gerais e outros.

Salmourão: Este solo é encontrando especialmente nas regiões sul,centro-oeste e sudeste do país, o solo é composto pela desintegração de rochas graníticas e gnaisses,conhecido por ser um solo ácido e arenoso os agricultores tendem a preparar ele para o cultivo.

Aluviais: Pode ser encontrado em vários lugares do país mas amore é encontrado próximo a rios,regiões de várzeas e próximos também a cursos d’água,este solo é formado por decorrência da sedimentação,não é considerado um solo com fertilidade agrícola porém se obtém bons resultados agrícola.

Massapé: é um solo de composição formada por filitos,calcários,gnaisse,argila e outras rochas, a coloração desse solo tende a ser preta, ele é encontrado geralmente no litoral nordestino,e é reconhecido por ser um solo muito fertil.

Impacto ambiental

Os impactos ambientais tendem a ser negativos porém existem também os positivos, é considerado como impacto ambiental todo e qualquer tipo alteração nas condições do meio ambiente ou seja qualquer coisa que cause mudanças nas propriedades físicas,químicas,biológicas. Os impactos ambientais destacam-se como poluição do solo,água e ar,aumento da temperatura global,destruição de ambientes naturais,extinção de espécies,acidificação dos oceanos,destruição da camada de ozônio,esgotamento dos manaciais e entre outras coisas.

Então pode se considerar que os impactos ambientais tem sim um resultado na vida humana e nas economias de regiões não portando não afeta somente a natureza

Os estragos causados na fauna e na flora.

Citação: O solo é o habitat de diversas espécies de animais e abriga uma ampla variedade de plantas e alimentos que consumimos. Além disso, a sua “saúde” afeta diretamente a qualidade das águas subterrâneas, muito utilizadas para abastecimento da população. Mesmo com toda esta importância para a vida humana, a própria sociedade e as empresas são responsáveis por ações que poluem o solo. Alguns dos principais contaminantes do solo são: metais pesados, medicamentos, fertilizantes, componentes químicos, óleos, solventes, entre outros.

Os ecossistemas aqueos são retratados e integrados por rios,lagos e oceano;m base nos estudos básicos todos sabemos que grande parte do nosso planeta é formado por água salgada tornando assim os oceanos reputados como os maiores ecossistemas terrestres.

A realização da fotossíntese é contudo primordialmente importante para a vida terrestre e também muito importante para a vida aquática,pois ajuda muito no equilíbrio da cadeia alimentar.

O solo contendo óleo tem a capacidade de vedar os estômatos das plantas que são estruturas responsáveis pela sua transpiração e pela troca de gases na atmosfera,que ficam localizadas nas folhas da planta.

Em relação a este tema os estragos na Fauna e na flora tendem a ser muito prejudiciais à saúde e a vida no planteta uma vez que prejudicando as plantas pode chegar acabar com o esquema da cadeia alimentar completamente causando certo equilíbrio no meio ambiente
Contaminantes

Podemos determinar que o solo é de extrema importância para qualquer tipo de vida no nosso planeta mesmo assim temos ainda casos na sociedade de empresas, agricultores e várias outras coisas que poluem o solo com vários tipos de contaminantes.Os principais tipos de contaminantes são ;
Uso de fertilizantes e defensivos agrícolas: Quando tais produtos são usados inadequadamente ou em uma proporção muito grande podem causar a infertilidade do solo,a sobrecarga de nutrientes, alterar a composição natural do solo, danificar os lençóis freáticos e até mesmo os corpos hídricos,chegando até contaminar os alimentos.

Processos produtivos industriais: Nesse caso são envolvidos postos de gasolina,indústrias e outros, esse contaminante está envolvido com produtos químicos e pode levar a óbito e desenvolvimento do câncer, por serem instalações subterrâneas podem chegar a poluir muito o solo permanecendo assim por ano,existem casos de até atingirem o lençol freático do ambiente onde está localizado.

Desastres ambientais: Este tipo de contaminação pode ocorrer por rompimentos de barragens,e ao serem rompidas essas barragem liberam substâncias metais pesados que podem entrar em contato com o solo e assim levando a vida de pessoas a óbito e também desenvolver câncer.
Descarte incorreto de resíduos sólidos: Temos esse contaminante como um dos principais pois esse é o mais comum pois nele então os casos de lixões e resíduos sólidos jogados no solo,este caso engloba os lixos domésticos,industriais e rurais.Compatibiliza-se lembrar que os esgotos são o principal problema neste contaminante.

Tratamentos

Cabe-se lembrar que para todo é qualquer tipo de tratamento é necessário um estudo preliminar para saber qual seria o tipo de tratamento a ser usado para que se descubra qual o contaminante de solo.

Fitorremediação: Nesse tipo de tratamento é usada uma espécie vegetal para fazer a imobilização ou degradação dos contaminantes.
Solidificação: Esse processo é o processo que consiste em cimentar o solo é feito essa cimentaçao para interrompê-la ou até mesmo diminuir a velocidade da c contaminação.

Lavagem do solo : é realizado em solos argilosos é indicado para solos muito contaminas,este processo é realizado uma lavagem no solo com químicos ou surfactante.
Remoção: Não é considerado um tipo de tratamento,este processo é reRealizado da seguinte maneira é levado o lixo que está em lugar inapropriado para um aterro ou para um lugar apropriado que já esteja com solo preparado.
Biorremediação: este é o processo mais simples, e feito a partir de microorganismo(fungos e bactérias) que atuam reduzindo os contaminantes.

Demandando bioquímica de oxigênio (DBO)

A demanda bioquímica de oxigênio equivale a quantidade do utilização de oxigênio(molecular) pelos microorganismo durante a oxidação em uma amostra de efluente,conceituando que DBO não é a medida até a oxidação completa e sim a quantidade medida em um intervalo de tempo. A DBO é uma boa maneira de medir a qualidade do tratamento das Estações de tratamento de águas residuais (ETE).Nesse caso os micro-organismos operam catalisadores da reação de oxidação

Com relação a água a DBO é utilizada para detectar o grau de poluição das águas.Concebem como poluídas as águas que tem baixo grau de oxigênio, por sua vez as águas que contém alto grau de oxigênio baixo DBO.

A DBO e o tratamento de esgotos.

Em estações de tratamento de esgoto, a DBO é um parâmetro utilizado para verificar a eficiência na decomposição de matéria orgânica, pois, se a DBO está elevada, quer dizer que a matéria orgânica está sendo consumida. De acordo com a legislação, a DBOmáxima no esgoto deve ser de 60 mg/L.

Englobando todos essas informações podemos ter a certeza que a demanda química de oxigênio é um agente indicador que mostra a poluição da água.

A diferença entre BDO e DQO

Fonte ; https://images.app.goo.gl/kCneNLDnU5CfU7Cv9

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *