O principal objetivo da Lei Lotka

O principal objetivo da Lei de Lotka é monitorar ou gerir o conhecimento e planejamento cientifico, avaliando a produtividade de autores, identificando centros de pesquisa mais desenvolvidos, e até o reconhecimento da “solidez” de uma área científica. No que se refere ao número de publicações por instituições que desenvolveram as pesquisas sobre o tema gamma-terpineno a instituição que mais publicou, cerca de 11,5% dos artigos recuperados durante o estudo foi a Banaras Hindu University localizada na Índia. Sobre o terpinenol-4 o Brasil se destaca com cerca de 44,4% de toda a publicação, em destaque a Universidade Estadual Paulista e a Universidade Federal do Ceará, são as maiores instituições em número de publicações. No entanto, quando se trata das pesquisas com o sabineno, Portugal e Servia merece o respeito, com cerca de 26% cada, do número de publicações.

Possivelmente a universidade do estado de São Paulo obteve um número maior de publicações devido ao avanço científico, tecnológico, pesquisas e recursos financeiros que ainda se concentram na região sudeste. Quanto a Universidade Federal do Ceará, constatou-se porcentagem considerável de pesquisas com plantas medicinais realizadas pela mesma. Este fato pode ter ocorrido em decorrência de o Ceará destacar-se pelo uso de plantas medicinais para a preparação de remédios caseiros, uso este associado à falta de recursos financeiros observados na população nordestina.
O Brasil tem maior destaque nas publicações desse monoterpeno, devido as suas extensas pesquisas com a Melaleuca alternifólia, uma planta medicinal muito utilizada em diversas áreas da medicina. O Terpinenol-4 está presente em 30-40% da composição, sendo o componente que detêm a principal atividade antimicrobiana, pois induz perda da membrana, interferindo na integridade e fisiologia bacteriana e fúngica. O uso do terpinenol-4, único componente da TTO, tem vantagem sobre o óleo essencial completo em termos de segurança e consistência do produto.
No que diz respeito ao tipo de instituições em que os autores desenvolveram suas pesquisas, pode-se observar através dos resultados encontrados neste estudo com base nos artigos recuperados e selecionados que as instituições públicas representam a maioria.

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *