Progresso desde o final da Guerra Fria

Table of Contents

Após o término da Guerra Fria, no ano de 1991, o grau de previsibilidade das relações entre os países reduziu significativamente, tornando o mundo atual mais complexo que no passado, onde tínhamos uma confrontação ideológica bipolar.

Progresso tecnológico

Os avanços da tecnologia, trouxeram maior eficiência aos sistemas administrativos e militares, por outro lado criaram vulnerabilidades aos países que não investiram em setores de tecnologia avançada.

Com o intuito de preservar a soberania nacional e seus interesses, são elaborados os Objetivos Nacionais de Defesa. Os aspectos ressaltados nesses objetivos são o de desenvolver o potencial logístico de defesa e o de colaborar com a indústria nacional de defesa.

O Exército publicou em 2013, as bases para a transformação da doutrina militar terrestre. Inserido nessas bases está o Planejamento Baseado em Capacidades (DOAMEPI). Este planejamento é obtido a partir da junção de 7 (sete) fatores. São eles: Adestramento, Material, Doutrina, Organização, Educação, Pessoal e Infraestrutura. Para que seja gerada a capacidade e que esta possa ser empregada em sua plenitude, exige-se o atendimento de todos os 7 (sete) fatores citados acima.

É no cenário acima descrito, pois, que emerge a problemática da pesquisa que ora se delineia. Quais são os principais problemas logísticos, ligados principalmente a manutenção e instalações, em unidades de Infantaria Motorizada transformadas em Infantaria Mecanizada?
Com a transformação de algumas unidades de Infantaria Motorizada em Infantaria Mecanizada, as capacidades destas unidades aumentaram de maneira considerada, principalmente nos aspectos relacionados a proteção blindada e o poder de fogo.

Relacionado a este aumento de capacidades, há uma necessidade de adequação destas unidades frente a nova realidade encontrada. A Viatura Guarani possui uma grande tecnologia embarcada, demandando das unidades uma grande preocupação logística e de manutenção, principalmente a preventiva.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5484.htm

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *