Gestão estratégica no mercado

Diante das constantes exigências do mundo globalizado as empresas precisam estar em sucessiva atualização para que possam se manter no cenário socioeconômico. Essas mudanças fazem parte da vida empresarial das organizações e são necessárias diante dos avanços tecnológicos e a instabilidade econômica e política do país, assim, ou a empresa se adapta ou fica fora do mercado.

Ao analisar essas vertentes pode-se inferir que as organizações precisam se atualizar, se modernizar ou até mesmo se reinventar, constantemente, buscando o progresso da empresa diante as demandas do mercado. Nesse contexto, a Gestão Estratégica pode contribuir para a eficiência e eficácia da empresa. No entanto, conforme ressalta Lucena (2017), muitas organizações brasileiras têm posturas reativas promovendo mudanças e ajustes somente quando se deparam com problemas. De acordo com a autora, faltam em muitas organizações ferramentas que busquem alinhar a atuação dos trabalhadores com o ambiente externo.

É importante destacar que a mudança no planejamento estratégico pode ser um processo complexo dentro de uma empresa uma vez que ela abarca a organização de forma sistêmica englobando todos os seus elementos funcionando como um ponto de partida para todas as ações que deverão ser realizadas ao longo de determinado período. Nessas ações estão englobadas a administração do tempo, recursos materiais, recursos humanos e recursos de energia, ou seja, mudar o plano estratégico da organização implica mudança em toda a organização.

O valor da implementação do plano

A implantação e/ou revisão de um plano estratégico tem uma importância grandiosa uma vez que é através dele que se tem o condão de se manter a empresa forte e competitiva no mundo dos negócios.

De acordo com Djalma, “o planejamento estratégico, pode ser conceituado como a metodologia administrativa que proporciona sustentação decisória para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com os fatores externos, não controláveis, e atuando de forma inovadora e diferenciada”, em função disso existe a importãnciada revisão constante do planejamento estratégico.

Em qualquer processo de mudança, é preciso envolver a gestão de pessoas, a fim de garantir que as atividades relacionadas à área sejam alinhadas aos propósitos da organização. Em um processo de elaboração do planejamento estratégico, por exemplo, é importante considerar os trabalhadores da organização, pois as ações desenvolvidas podem impactar na organização do trabalho, assim como no clima laboral.

Dessarte, dependendo da maneira como são conduzidas, essas ações podem trazer benefícios ou prejuízos para as pessoas, afetando diretamente no sucesso da organização. Nesse sentido, conforme ressalta Oliveira (2018), é preciso informar e conscientizar todos da empresa sobre as possíveis mudanças que podem ocorrer durante a implementação do planejamento estratégico.

Uma empresa que protege e zela pelos seus funcionários certifica a seus clientes, fornecedores e à sociedade que está a procura constante e verdadeira da qualidade. “Colaboradores trabalhando em um ambiente mais agradável tendem ser mais saudáveis, cuidadosos, auto valorizados, repercutindo automaticamente na qualidade do produto ( bem ou serviço)”. (RIBEIRO, 2006, p.239). Assim, o processo de elaboração das estratégias não deve ser construído somente por gestores ou consultores, mas de forma coletiva, pois deve estar em consonância com o contexto interno em que a organização está inserida. Diante dos ensinamentos de Ribeiro pode-se definir que as pessoas são um bem valioso para a empresa, para não se dizer o principal, e é ele que mais contribui para o desempenho da organização no mundo dos negócios.

Nesse sentido, as empresas são dependentes do capital humano para subsistirem no mundo dos negócios de forma satisfatória e competitiva. As organizações necessitam das pessoas, direta ou indiretamente sendo para o desenvolvimento das ações em todo os níveis hierárquicos, ou para disseminação dos trabalhos. Não há empresa sem pessoas, assim a cultura e o clima organizacional impactam diretamente no comportamento das pessoas dentro da organização, as tornando mais ou menos produtivas, mais ou menos empenhadas com a visão, a missão e valores empresariais.

Dessa forma, a Gestão Estratégica precisa analisar e se preocupar com a cultura e o clima organizacional para a consecução efetiva de resultados, mostrando uma atuação pragmática de modo a respeitar as relações de ética e afeições nos relacionamentos inter-pessoais.

Clima organizacional


O clima organizacional é um espelho da realidade da empresa e impacta sobremaneira na produtividade e está ligada diretamente ao planejamento estratégico. “A estratégia deve estar adequada aos aspectos internos da empresa, o que significa estar de acordo com a cultura e o clima organizacional, pois só assim será aceita e apoiada em seu desenvolvimento. Corresponde à consistência interna da estratégia”, .

Vale ressaltar que a participação dos trabalhadores no processo decisório é de extrema importância uma vez que a o comportamento dos profissionais devem estar alinhamentos à visão estratégica da organização, influenciada pela cultura organizacional, e isso só acontece se houver uma participação efetiva de todos os colaboradores. É um aspecto essencial para a maior motivação e melhoria do clima organizacional, bem como controle do nível de oposição às mudanças.

Uma das estratégias para obter a envolvimento das diferentes ideias, conhecimentos e habilidades dos colaboradores é a participação de todos os níveis hierárquicos da empresa na implantação e/ou revisão crítica e novas objetivos, desafios, metas, estratégias e políticas. “Além disso, participar, pertencer e influir são necessidades humanas que, quando atendidas de forma adequada, motivam e mobilizam as pessoas”.

Tendo em vista a importância do planejamento estratégico para as organizações e os seus possíveis impactos no ambiente de trabalho, o presente artigo será conduzido a partir da seguinte questão central “Quais são os impactos da mudança da gestão estratégica na empresa X, na visão dos trabalhadores?”.

Para a realização da pesquisa, serão tratados aspectos como a cultura e o clima organizacional, o ambiente de trabalho, a convivência interpessoal, ou seja, todo o envolvimento do capital humano da organização que podem ser impactados com mudanças nas propostas estratégicas. Acredita-se que esta pesquisa é relevante, pois irá demonstrar os impactos positivos e negativos visando a o aumento do comprometimento de todos os funcionários, a retenção de talentos.

 

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