Marketing esportivo

O marketing é um processo organizacional focado em gerar valor sobre o produto, serviço ou sobre a própria marca de um negócio, tendo como objetivo a conquista e a fidelização de clientes e a geração de lucro. Essa atividade também é praticada por organizações que não visam o lucro e nesses casos os objetivos do marketing se voltam para o engajamento e fortalecimento da marca.

No mercado esportivo mundial, principalmente o futebolístico, também pode-se encontrar essa atividade, tendo em vista que os clubes travam uma batalha diária na busca por recursos e arrecadação de verbas para promover uma estrutura melhor e tornar sua marca mais competitiva. Mas, nos últimos anos, os clubes começaram a buscar novas fontes de receita, utilizando principalmente as ferramentas de marketing esportivo e marketing de relacionamento para tornar o seu torcedor além de o maior patrimônio, o maior patrocinador.

О principal objetivo é manter os fãs

Porém nunca foi tão difícil como agora alvejar, conquistar e manter esses torcedores. Isso mostra que os torcedores reivindicam uma atenção especial e muito empenho por parte dos times, pois conquistar e manter os torcedores não é fácil, se fazendo necessário o apoio do marketing esportivo e do marketing de relacionamento. Hoje, os torcedores têm acesso às informações esportivas com muito mais facilidade, tornando a interação desses torcedores com as organizações do meio esportivo cada vez mais comum.

Assim, as instituições desenvolvem diversas ações de marketing esportivo que visam criar vínculos de relacionamento no longo prazo com os torcedores e demais stakeholders. Os programas de sócio-torcedor se tornaram uma excelente estratégia adotada pelos clubes para que conseguissem unir duas peças essenciais para a sua sobrevivência, receita e o torcedor. Através desses programas, as entidades conseguem potencializar suas receitas tendo seus torcedores como princpais apoiadores e, em troca disso, ofecerem experiências exclusivas, fidelizando-os.

A utilização do marketing esportivo ocorre com o objetivo de aumentar o reconhecimento com o público, reforçar a imagem corporativa e envolver a empresa com a comunidade. Enquanto o marketing de relacionamento, segundo (KOTLER, 2006) diz, busca construir relações satisfatórias no longo prazo com consumidores, fornecedores e distribuidores para reter sua preferência e negócios, portanto para desenvolver relacionamentos fortes faz-se necessário entender as capacidades e os recursos dos diferentes grupos, assim como suas metas e desejos.

А estimulação do crescimento do clube

Então, verifica-se que nesse tipo de negócio, o marketing de relacionamento e o marketing esportivo atuam lado a lado. O clube, através da sua diretoria executiva e deliberativa, é administrado com um trabalho transparente e profissional, gerando credibilidade ao seus torcedores, que automaticamente também vão se dispor a ajudar, participar e impulsionar o crescimento do seu clube, indo aos jogos, consumindo produtos, divulgando a marca e se tornando um sócio-torcedor.

Para os grandes clubes, aqueles mais estruturados, é mais fácil o desenvolvimento e monitoramento das estratégias a serem aplicadas para o sucesso do programa de sócio-torcedor, pois conseguem ter uma equipe de marketing interna. Porém, na grande maioria dos clubes brasileiros, encabeçar um projeto dessa grandeza, torna-se algo inviável e totalmente fora da realidade. Por isso algumas empresas surgiram e surgem diariamente no mercado, buscando como finalidade apresentar aos clubes soluções para atender suas necessidades. A DataClick, empresa genuinamente itajaiense, foi uma delas e hoje já conta com aproximadamente 35 clubes clientes na sua plataforma Torcedor de Vantagens.

Dentro de tudo que foi apresentado, ficou constatada a relação do marketing esportivo com o marketing de relacionamento e os programas de sócio-torcedor para o futebol, com isso será desenvolvido um estudo para saber o nível de satisfação dos clientes com relação a plataforma de gestão Torcedor de Vantagens e os impactos causados pela mesma dentro do clube e na sua torcida. Também serão relacionadas algumas estratégias que podem ser adotadas para potencializar o programa e trazer mais adeptos.

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