Fundamentos da matemática em Pedagogia

A palavra produto dentro da matemática é o nome dado ao resultado da multiplicação, esta operação é uma maneira de trabalho a adição, ou seja, é definida de maneira que espelha a somar um deles tantas vezes quantas forem às unidades do outro. Normalmente a multiplicação se apresenta no ensino básico, como tabuada sendo umas das maiores atribulação no processo de aprendizagem dos alunos, alguns alunos que cometem erros de cálculos neste momento, causa certa aversão à matéria, assim preocupando os docentes. A tabuada é apresentada no 2º Ano do Ensino Fundamenta, no lugar em que se usam os nomes fator e produto, a regra da multiplicação: multiplicas os fatores e o resultado é o produto. Exprime-se a tabuada do 2 ao 5 e as demais serão apresentas no 3º, 4º e 5º anos, onde os professores estimulam os alunos a usar o raciocino logicou ou rápido, para que aja esta compreensão da dinâmica da tabuada e também a memorização.

Multiplicando números de 2, 3, 4, 5 e 6 algarismos, multiplicação de fração, operações com as quatro operações básicas, ou seja, tendo varias oportunidades a se acostumar com termo PRODUTO dentro da matemática ate chegar ao 3º Ano do ensino médio o termo é apresentado e reapresentado durante 11 anos e alguns alunos reconhece. Esta dificuldade é preocupante aos discentes, pois a simplificação ou facilitação do entendimento de termos matemático, para ter agilidade ou compridos as metas de conteúdos esteja causando uma defasagem linguística, fazendo a Base Nacional Comum Curricular BNCC dar foco em termos científicos, trabalhar artigos em sala de forma que seja orgânica, ou seja, coisas que se usa no cotidiano.

Devemos entender que resultado apresentado um tanto quanto preocupante, pois a palavra Produto não apresenta significado a 40% dos alunos, sendo muitas das vezes este termo é usado em outras disciplinas, onde os alunos devem ser capazes criar analogias linguísticas com decorrer do tempo, os alunos se torne autossuficiente em seus conhecimentos, formando uma estrutura mental para planejar, racionar e resolver ralação entre termos matemático.

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *