Estratégia de avaliação da qualidade do serviço

A qualidade pode ser determinada como o conjunto de ações e suas características de uma obra ou serviço que possuem a capacidade de satisfazer uma certa necessidade de uma determinada população ou clientes. Ampliar programas de garantia da qualidade nos serviços de saúde tem sido uma das principais preocupações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a partir do início da década dos anos 80.

Podermos perceber que nos últimos anos a qualidade é considerada um elemento primordial e estratégico na maioria dos países do mundo, independentemente do nível de aumento econômico e do tipo de sistema de saúde adotado. O ministério da saúde criou como estratégicas para avaliar a qualidade dos serviços de nas unidades básica o PMAQ –AB. Traz alguns autores para a discursão da qualidade na área da saúde. Descreve processo em saúde de curto e médio e longo prazo, relata os atendimentos compartilhados com estratégica em saúde.

O conceito de qualidade em saúde

O conceito de qualidade em saúde tem muitos aspectos pois de acordo com os autores diferentes podem utilizar significados distintos para esse termo (Vuori, 1991). Analisando a literatura sobre o tema é possível encontrar inúmeras abordagens e definições de qualidade.

No contexto dos sistemas europeus de saúde, por exemplo, foram identificadas 60 diferentes abordagens do tema da qualidade dos serviços de saúde (Quinti, 2001). A qualidade de saúde e entendia como grau de satisfação da população atendida levando em conta as complexidades no âmbito do sistema e as suas pluralidades das ações que são desenvolvidas para a população.

Trago como experiência enquanto Assistente Social do Núcleo de Apoio à saúde do centro de saúde da família, na qual fazia parte da equipe multiprofissional, onde era de rotina atendem paciente com várias insatisfações onde podermos citar.

Falta de Médio nas equipes;
Medicamentos;
Demora nos atendimentos;
Queixa de Violência Institucional,
Reclamação por falta de visita do médico para preencher a ficha de algumas solicitações de órteses ou próteses etc;
Pensando na qualidade do serviço foi sugerido que os profissionais realizassem rodizio para realizar sala de espera antes dos atendimentos para explicar o funcionamento.

Na realização da sala de espera eram realizados por categorias deferentes com informações de área profissional e sobre de funcionamento da unidade de saúde. Enquanto assistente social procurava sempre manter os usuários informados sobres os direitos sociais e dentre eles o funcionamento para a realização do procedimento de laqueadura ou vasectomia, e as solicitações de órteses e próteses por causa de acidentes ou até pelo uma diabetes não controlada ou mesmo hipertensão onde requer um olhar cuidados específicos ou plano de cuidados que dependendo caso é um processo médio ou até mesmo de longo prazo.

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