Prevenção e promoção da saúde

No decorrer das supervisões foram apresentadas pela professora diversas áreas possíveis de atuação do psicólogo na área de prevenção e promoção de saúde nas quais esses profissionais contribuiriam com seu saber nas respectivas áreas que estivessem atuando. Nesse sentido foram oferecidos aos alunos as áreas que mais se identificassem para fazer as respectivas leituras e reflexões a respeito do tema escolhido. Apesar das grandes dificuldades de cunho pessoal/familiar enfrentadas no decorrer do semestre foi possível apreender alguns conceitos a partir de leituras e reflexões trazidas pela professora sobre o centro de atenção psicossocial-CAPS tem este que foi escolhido para as devidas leituras reflexões e breves comentário.

A partir do conteúdo pesquisado foi possível entender que os referidos centros foram criados para a realização de acolhimento de pessoas com sofrimento psíquico persistente grave, que estimula a integração do usuário com sua família e a sociedade atuando no estímulo à autonomia do usuário no tocante as suas questões.(CREPOP/CFP2013). Tais centros são classificados como CAPS I,II,III,CAPS AD E CAPSi que tem seus programas e intervenções baseados nas diretrizes do conselho federal de psicologia ,CFP, e que tem como objetivo principal o resgate da cidadania dos usuários que ali se encontram .Da mês a forma trabalhar a autoestima, o autocuidado se norteando pelos projetos de vida de cada usuário considerando os medos, angústias e incapacidades desses indivíduos durante o trabalho do psicólogo no CAPS.

Como ponto importante cita-se a importância da solidificação na construção de referenciais para atuação dos psicólogos nas políticas públicas que se baseiem na humanização durante as abordagens, intervenções e acolhimentos, o aperfeiçoamento do trabalho constante no olhar para o sujeito que se afaste de quaisquer preconceitos seguindo pelas diretrizes já elaboradas pelo CFP. De modo geral o estudo do material sobre o tema assim como as discussões levantadas proporcionaram um enriquecimento conceitual que, sem dúvida, proporcionará aos alunos um melhor aproveitamento nas suas ações diretas e indiretas no atendimento aos usuários do CAPS caso decidam trabalharem nessa área tão importante de atuação da psicologia.

 

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