Programas educacionais no Brasil

Por ocasião da assinatura da última versão da LDB, foram ratificadas diretrizes que permitiram a inserção de políticas genuinamente vocacionadas à educação, particularmente no que tange à formação continuada, adaptando-se a um período de avanços e necessidades nunca antes vistas na educação brasileira.
Sustentando-se em exemplos de programas educacionais já consolidados no Brasil como modelo voltado à melhoria da prática pedagógica e do resgate à satisfação funcional, percebemos a necessidade de que novas frentes sejam estabelecidas para o progresso da formação continuada e preparo dos educadores e demais membros da comunidade escolar, visando o enfrentamento das constantes transformações que nossa sociedade vive, a prática da cidadania e o aperfeiçoamento da gestão democrática nas instituições de ensino públicas.

Anos e anos de evoluções de tendências pedagógicas, materiais de apoio, metodologias e afins, passaram a exigir do educador uma polivalência profissional e o desenvolvimento de atributos da área afetiva, uma vez que as relações humanas também se modificaram. É neste propósito que a EaD se mostra bastante capaz de suprir determinadas deficiências, tentando seguir o ritmo de um grupo social baseado em redes virtuais que ligam todos os conhecimentos adquiridos pelo homem até o presente momento. Faz-se necessário que o exercício educacional, particularmente no que tange ao controle e coordenação, seja de conhecimento de toda a comunidade escolar, principalmente dos educadores. Desta forma, portas serão abertas, a gestão democrática será sacramentada e as necessidades educacionais serão supridas por projetos pontuais e condizentes que valorizem o educador e patrocinem o desenvolvimento da comunidade escolar.
Este trabalho não eliminará outras possibilidades de novas ideias acerca da formação continuada, pelo contrário, as sugestões aqui contidas devem ser vistas como incentivadoras à concepção de melhorias por outras fontes, afinal tudo o que possa trazer melhorias para a educação, é de grande valia.

Definido e identificado o tema, fez-se necessária a escolha de uma das formas de pesquisa: qualitativa ou quantitativa. A pesquisa qualitativa é exploratória e é usada quando se busca entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para interpretações. Frequentemente, a pesquisa qualitativa não é definida por si só, mas em contraponto à pesquisa quantitativa. Isto é verificável por meio de várias características encontradas em ambas as pesquisas, mas suas peculiaridades as identificam como o melhor aspecto a ser utilizado, como por exemplo a postura do pesquisador, as estratégias utilizadas, a aplicabilidade dos métodos de pesquisa, dentre outros. A escolha do método qualitativo para este trabalho foi motivada pela importância da interpretação descritiva e subjetiva do objeto de estudo, sendo descartada a necessidade de apresentação de dados de sondagem.

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