Clonagem Terapêutica em plantas

Table of Contents

Para entendermos o que é a clonagem terapêutica e sua real finalidade precisamos entender o processo de clonagem. O termo Clone foi criado em 1903 pelo botânico Hebert J. Webber, a palavra grega Klón, significa broto vegetal.

Clone é basicamente o conjunto de células, moléculas ou organismos descententes de uma célula sendo geneticamente idênticas a célula original. A clonagem pode ser obtida de forma natural ou artificial. A clonagem natural é obtida através da divisão celular onde o óvulo fecundado se divide e origina uma subdivisão provocando a existência de dois seres genotipicamente iguais e fenotipicamente iguais ou diferentes. Na artificial o processo se baseia em juntar o núcleo de uma célula ao citoplasma, sem núcleo, de outra.

A Clonagem Terapêutica é um procedimento cujos estágios iniciais são idênticos à clonagem para fins reprodutivos mas que difere no fato da blástula (segundo estado de desenvolvimento do embrião) não ser introduzida no útero: esta é utilizada em laboratório para a produção de células estaminais a fim de produzir tecidos ou órgãos para transplante. A clonagem terapêutica é uma forma de criar células indiferenciadas (células tronco) tecidos, órgãos ou demais componentes do corpo.

Em um laboratório qualquer célula pode ser induzida e reproduzir partes do corpo sem risco de rejeição, se o doador for o próprio receptor. Essa técnica consiste na transferência do núcleo de uma célula somática de um adulto, para um óvulo a que se havia retirado o seu núcleo. Esta técnica tem como objetivo produzir uma cópia saudável do tecido ou do órgão de uma pessoa doente para transplante. Isto abrirá perspectivas fantásticas para futuros tratamentos, porque hoje só se consegue cultivar em laboratório células com as mesmas características do tecido do qual foram retiradas. Este técnica é bastante polêmica e envolve discussão de aspecto moral, religioso e cultural.

Conclusão

O argumento que não se pode rastrear os embriões que serão utilizados para clonagem reprodutiva ou para a clonagem terapêutica envolve a delicada discussão sobre o “direito à vida”. A clonagem terapêutica é a grande esperança na cura de várias doenças mas ainda necessita de inúmeras pesquisas antes de ser efetivamente aplicada para tratamento clínico. Hoje a terapia celular ainda vem da utilização de células -tronco de outras fontes. Referência Bibliográfica: www.sobiologia.com.br www.pt.wikipedia.org www.bbc.com www.cienciaviva.pt/projectos/genoma2003 www2.senado.leg.br

Leave a Reply 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *