Desenvolvimento abrangente da criança

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O presente estudo objetiva ressaltar e compreender a importância do uso do lúdico, dentro da educação infantil para o desenvolvimento da criança, buscando perceber o desenvolvimento das capacidades de socialização, criatividade, memorização, raciocínio coordenação motora, habilidades visuais e auditivas, inteligência e amadurecimento.

Isso possibilitaria a identificação de formas de utilização do lúdico como ferramenta educacional, além do entretenimento. Para obter os dados necessários a este estudo utilizou-se como método de pesquisa a revisão bibliográfica, que segundo Silva e Menezes (2001, p.12) é a análise da literatura publicada para direcionar a “estrutura conceitual que dará sustentação à pesquisa”.

A estruturação deste trabalho se deu por meio de artigos científicos, teses e livros. Os resultados foram obtidos por meio de busca na rede mundial de computadores onde foram utilizadas as seguintes palavras-chave: “DESENVOLVIMENTO INFANTIL”, “LÚDICO”, “APRENDIZAGEM”, “BRINCADEIRA” E “EDUCAÇÃO INFANTIL” em combinações diversas. Como método de inclusão foram utilizados os trabalhos encontrados que possuíam duas ou mais palavras-chave no corpo do texto.

O presente trabalho se justifica em virtude da importância que o ato de ensinar de forma lúdica possui no contexto pedagógico e educacional contemporâneo e a suas interações com a criança e seu aprendizado.

DESENVOLVIMENTO

A literatura a contemporânea não possui um registro conceitual para o termo lúdico na Educação, ou seja, não há uma definição única para essa forma. Nesse ínterim, contudo, alguns trabalhos relacionam a ludicidade ao jogo, Para Nunes (1998) “ludus” significa jogo. Contudo para Huizinga (1990) importante estudioso do lúdico na educação propõe que jogo advém de “jocus” (latim) diferindo assim do ludus no contexto educacional.

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