Planejamento – reduzir o número de atendimentos presenciais ao mínimo possível; utilizar classificação com salas de atendimento exclusivo, com fluxo diferenciado para os pacientes sintomáticos; encaminhamento para unidade especializada, caso necessário; tele consultas com a equipe de casos da área; fornecimento de álcool em gel e máscaras de proteção aos usuários.
Organização e desenvolvimento:
A divisão das equipes disponíveis conforme necessidade de abrangência dentro do território.
Equipes exclusivas, com grupos específicos de pacientes (isolamento domiciliar sintomáticos graves ou não ou, não sintomáticos, grupos com necessidade de acompanhamento presencial rotineiro, grupo de risco).
O tele atendimento deverá ser disponibilizado no horário de funcionamento da unidade.
A equipe responsável pelos grupos de acompanhamento rotineiro deverá encarregar-se do agendamento das consultas presenciais.
A equipe deverá sempre utilizar de todos os equipamentos de proteção individual.
É preciso haver programação e listagem dos materiais que precisam ser comprados e o faturamento dos gastos, a distribuição e o controle desses também são parte de um gerenciamento eficaz. Desse modo a assistência ao cliente será procedida de forma segura e completa.
Execução e direção – as decisões devem ser tomadas em conjunto, com base nas experiências trabalhadas individualmente e principalmente em conjunto. Os gestores devem avaliar as condições físicas da unidade e identificar ou ciar espaços para direcionamento de fluxo, salas de atendimento e consultórios exclusivos; todas as ações serão previamente debatidas com embasamento na detecção dos problemas expostos pelas equipes, no intuito de buscar alternativas aplicáveis para a população e que colabore para fortalecer o vínculo entre as equipes, profissionais e os usuários.
Controle e avaliação – deverá ser realizada uma análise do impacto das ações estabelecidas para a comunidade, essa avaliação poderá feita através de formulários disponibilizados na própria unidade, onde o cliente tera a possibilidade de responder quando se deslocar ao local ou até mesmo através das consultas online. É importante observar se os objetivos foram alcançados e propor melhorias e adaptações conforme for necessário.
Resultados esperados – é satisfatório que as ações implementadas reduzam o número de pacientes sintomáticos e/ou infectados pelo Covid-19, diminuindo consequentemente a quantidade de pessoas nas filas de espera para atendimento, possibilitando dar prioridade aos casos mais graves e aos que necessitem de acompanhamento rotineiro. As estratégias que foram descritas, também visam diminuir o risco de exposição dos grupos de risco e dos profissionais que estão atuando na linha de frente, sempre com foco na segurança de todos.