Planejamento e avaliação das ações em saúde

Planejamento – reduzir o número de atendimentos presenciais ao mínimo possível; utilizar classificação com salas de atendimento exclusivo, com fluxo diferenciado para os pacientes sintomáticos; encaminhamento para unidade especializada, caso necessário; tele consultas com a equipe de casos da área; fornecimento de álcool em gel e máscaras de proteção aos usuários.
Organização e desenvolvimento:
 A divisão das equipes disponíveis conforme necessidade de abrangência dentro do território.
 Equipes exclusivas, com grupos específicos de pacientes (isolamento domiciliar sintomáticos graves ou não ou, não sintomáticos, grupos com necessidade de acompanhamento presencial rotineiro, grupo de risco).
 O tele atendimento deverá ser disponibilizado no horário de funcionamento da unidade.
 A equipe responsável pelos grupos de acompanhamento rotineiro deverá encarregar-se do agendamento das consultas presenciais.
 A equipe deverá sempre utilizar de todos os equipamentos de proteção individual.
 É preciso haver programação e listagem dos materiais que precisam ser comprados e o faturamento dos gastos, a distribuição e o controle desses também são parte de um gerenciamento eficaz. Desse modo a assistência ao cliente será procedida de forma segura e completa.
Execução e direção – as decisões devem ser tomadas em conjunto, com base nas experiências trabalhadas individualmente e principalmente em conjunto. Os gestores devem avaliar as condições físicas da unidade e identificar ou ciar espaços para direcionamento de fluxo, salas de atendimento e consultórios exclusivos; todas as ações serão previamente debatidas com embasamento na detecção dos problemas expostos pelas equipes, no intuito de buscar alternativas aplicáveis para a população e que colabore para fortalecer o vínculo entre as equipes, profissionais e os usuários.
Controle e avaliação – deverá ser realizada uma análise do impacto das ações estabelecidas para a comunidade, essa avaliação poderá feita através de formulários disponibilizados na própria unidade, onde o cliente tera a possibilidade de responder quando se deslocar ao local ou até mesmo através das consultas online. É importante observar se os objetivos foram alcançados e propor melhorias e adaptações conforme for necessário.
Resultados esperados – é satisfatório que as ações implementadas reduzam o número de pacientes sintomáticos e/ou infectados pelo Covid-19, diminuindo consequentemente a quantidade de pessoas nas filas de espera para atendimento, possibilitando dar prioridade aos casos mais graves e aos que necessitem de acompanhamento rotineiro. As estratégias que foram descritas, também visam diminuir o risco de exposição dos grupos de risco e dos profissionais que estão atuando na linha de frente, sempre com foco na segurança de todos.

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