Ciclista de Iberê Camargo

6.1SEÇÃO PRIMÁRIA 1: Ciclista de Iberê Camargo

Logo no início da aula o professor pede para os alunos observarem a imagem o ciclistas, prestando atenção aos detalhes, em seguida o professor explica o que é leitura visual.

Imagem 3: Ciclistas, 1989

Fonte: Fundação Iberê

Conteúdo:
• A obra do artista gaúcho Iberê Camargo, com enfoque principal na fase dos ciclistas.
• Elementos da linguagem visual.
• Tendência expressionista nas artes visuais.

Objetivos:
• Através da Leitura, Identificar a expressividade na pintura, a partir da obra de Iberê Carmargo.
• Utilizar a linguagem visual como forma de expressão subjetiva e escrever sobre seu processo de produção.
• Encontrar meios de transforma o conteúdo de uma imagem em forma expressiva, subjetivamente.

Contribuição:
Para atingir as competências acima enumeradas, será necessário:
 Identificar a carga de expressividade em certo tipo de pintura.
 Reconhecer formas de utilização da pintura em que aparece a expressividade do artista.
 Refletir sobre a relação entre a forma de pintar e a sensação que ela desperta no observador.
 Produzir imagens de caráter expressivo, que apresentam aspectos subjetivos.

Descrição da Atividade:
 Exponha as imagens trazidas e peça aos alunos que comentem sobre as sensações que as imagens produzem: sentimentos, emoções despertadas.
 Anote no quadro algumas palavras que forem associadas às sensações.
 A seguir, mostre uma ampliação com os alunos da Imagem 1, no retroprojetor Ciclista, 1988, óleo s/ tela, 200 x 236 cm.
 Peça que observem e escrevam, em silêncio, algumas palavras associadas à imagem.
 Retome a discussão em grande grupo e estimule os alunos a falarem sobre suas sensações, comparando-as com as imagens dos jornais e revistas.
 Anote no quadro as palavras deles, ao lado das anteriores.
 Entregar aos alunos, o texto com a fala de Iberê e questões propostas,
 Proponha que leiam e comentem, em grande grupo, o texto com a fala de Iberê e a seguir que se reúnam em pequenos grupos, por proximidade física, e respondam às questões propostas socializando-as depois

Materiais:
Reproduções das obras a serem apresentadas, imagens de revista, tintas diversas (têmpera, plástica, acrílica), pincéis, papel pardo ou papelão de tamanho grande, local adequado para pintar com o suporte preso à parede, fita crepe ou semelhante, caderno escolar (se não houver local adequado para pintar), potes para água, panos para limpeza, jornais velhos.

Tempo de Duração:
2 aulas.

Comentários:
Esta aula tem como fio condutor do trabalho a leitura de imagens, tanto do cotidiano como de pinturas de Iberê Camargo. Apresenta uma reflexão sobre os aspectos expressivos da pintura e sobre seu próprio valor como linguagem, possibilitando identificar a carga de expressividade em certo tipo de pintura, reconhecer formas de utilização da pintura em que aparece a expressividade do artista e refletir sobre a relação entre a forma de pintar e a sensação que ela desperta no observado, podendo ser trabalho com o professor de Língua Portuguesa.

O que se Espera:
Espera-se que o exercício possibilite diferentes produções de sentido a partir da observação da imagem, relacionando-a à fala do artista.
Através da observação do plano de aula 1, é importante salientar que a atividade seguiu o referencial curricular, com atenção voltada para a evolução constante dos alunos. A imagem 1 traz inúmeras possibilidades de desenvolvimento além da que foi exposta, criando novos desafios para ler e reler a imagens.
A atividade inicial foi proposta para duas aulas, mas através de leitura da imagem ela abre possibilidades de fazer a interarte com outras disciplinas entre elas literatura através do expressionismo, uma atitude, um movimento sendo possível fazer um elo entre a arte da imagem e a Literatura da arte, abrindo possibilidades para o desenvolvimento crítico do aluno.

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